@valeriabursztein

Perdoar é uma benção, acredite!

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Perdoar pode ser difícil, mas é sempre uma benção

 

Parece fácil, não é? A todo momento dizemos: Perdão, desculpe, ao esbarrar, por exemplo em alguém. Mas na verdade, a dificuldade aumenta muito quando se trata de perdoar uma traição, uma violência ou outra situação que envolva sentimento, perda, muita dor.

Mas a gente precisa saber – e acreditar – que perdoar é uma atitude nobre. Mesmo se a mágoa e a raiva já se instalaram. E o fato mais importante a destacar é que guardar rancor por um tempo prolongado só traz mais sofrimento, físico e mental.

 

 

Por isso, o melhor remédio é perdoar, o que é muitas vezes dificílimo. Mas é possível aprender e exercitar. Mas é claro que perdoar não significa esquecer e livrar o outro da culpa. Mas sim deixar o sofrimento ir embora. E leva tempo até que a gente consiga aprender a perdoar.

Antes disso, porém, devemos entender o que é, de fato, o perdão. Para a psicologia, a definição do perdão é, basicamente, “uma decisão consciente de liberar sentimentos de ressentimento em relação a uma pessoa que o prejudicou, mereça ela ou não”.

 

Meditar e chorar ajudam a exercitar o perdão

 

A vida ensina que o mundo não gira apenas ao nosso redor. O ego ferido é doloroso, a raiva domina e não se enxerga mais nada, não é verdade? É compreensível e todo mundo já passou por isso !

Mas então por que treinar e aprender a perdoar? Por que devo perdoar a pessoa que acaba de me prejudicar? Simplesmente porque vai acontecer o milagre da libertação: o alívio será enorme, sairá das costas aquele peso horrível e a própria raiva se transforma em cura e positividade.

Como foi dito, perdoar não significa esquecer nem voltar a manter contato com a pessoa que o feriu. E menos ainda tolerar qualquer tipo de agressão, mesmo verbal. O lance é mesmo abrir os caminhos para a gente seguir a vida, com mais leveza, superar sentimentos de ódio, ansiedade, rancor e depressão. A frequência cardíaca volta ao normal, a pressão arterial é reduzida e o estresse desaparece. E mais: melhora enormemente a qualidade do sono.

 

Como aprender a perdoar?

Confira algumas dicas !

  1. Pratique a meditação

meditação só funciona se a gente estiver consciente da razão pela qual a fazemos.

  1. Procure entender por que a pessoa fez o que fez

Analise com olhar complacente as perspectivas de quem provocou a ofensa ou atitude que machucou e provocou sofrimento e raiva. Se conseguir falar com a pessoa, escolha um momento adequado e fale com calma.

  1. Expresse suas emoções

O corpo e a mente registram tudo. Existem várias maneiras de expressar  emoções de maneira saudável. Não deixe que a raiva domine a situação, é bom chorar para buscar alivio.

  1. Procure um psicólogo

Uma boa conversa com quem está preparado para ouvir, traz alivio e tranquilidade

  1. Redefina seus limites

Expulse as emoções negativas e crie novos limites no relacionamento com quem causou tanta mágoa.

  1. Dê tempo ao tempo

Nada vai passar tão rápido, pode levar algumas horas, muitos meses e até anos. Toque a vida e procure não sofrer com aquele assunto. Perdoe-se por demorar a perdoar.

 

O caminho do perdão exige empatia e compreensão 

 

A psiquiatra Malu de Falco garante: Perdoar é uma decisão que você toma todos os dias, por muito tempo, até que você perdoe, de fato”. A Monja Cohen explica: “Para chegar a um nível de compreensão que leve ao perdão é preciso conhecer profundamente a si mesmo e perceber os aspectos que podem e devem ser mudados”.

 

Em Resumo

Um dos maiores desafios do ser humano é saber perdoar. Mas para isso precisamos ter Paciência, Arrependimento, Compreensão, Desprendimento, Evolução e Amor ao próximo.

 

Nada melhor que um abraço de perdão !

 

Vale citar o poeta londrino Alexander Pope, que viveu entre 1688-1744: “Errar é humano; perdoar, divino”

 

 

Fontes:

Terra

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/voce-sabe-perdoar-saiba-o-que-fazer-para-conseguir,9e1c87131759e0e5a3e34f69734292e4jtguisdn.html

Vittude

https://www.vittude.com/blog/perdoar/

Vida Simples

https://vidasimples.co/conviver/de-onde-nasce-o-perdao/

Sempre Familia

https://www.semprefamilia.com.br/virtudes-e-valores/por-que-perdoar-faz-bem-para-a-mente-e-para-o-corpo/

(Imagens: Divulgação)