29 de Abril de 2019 às 06:00
De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens, ABAV, viajantes com mais de 65 anos respondem por quase 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil. Muitos dão preferência a viagens em família e programas em que haja interação com outras gerações. Seus destinos nacionais favoritos são Natal (RN) e Fortaleza (CE); no exterior, Argentina e Portugal. Em São Paulo, agências vendem pacotes específicos, como os direcionados a solteiros da terceira idade.
No levantamento foi identificada uma grande demanda do público sênior por turismo, lazer e entretenimento. Para 79% dos maduros, viajar é prioridade, respondendo por 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil. Cerca de 69% viajam no mínimo uma vez ao ano. Os que mais viajam são das classes A e B, sendo que 75% o fazem por conta própria. Para 60% dos entrevistados, os destinos mais comuns são de turismo religioso, águas termais, experiências únicas e viagens com a família. Uma nova onda está surgindo: quanto mais alto o poder aquisitivo, maior é a procura por destinos diferenciados.
O presidente da Longevidade Expo + Fórum, Francisco Santos, 70, ressalta a importância de as empresas participarem do evento para promover experiências, mostrando inovação e despertando emoções e desejos nos visitantes. “Somos um canal direto com o público 50+, um espaço para vivenciar oportunidades de turismo, lazer e entretenimento oferecidos pelas marcas, que poderão oferecer experiências únicas que transportarão as pessoas para atividades e destinos mais desejados.”
“O público sênior tem sido há muitos anos uma grata surpresa para nós da área de turismo. Eles têm viajado mais, se interessado em conhecer novos destinos, novas culturas. Muitos, inclusive, começam a viajar e curtir a vida depois dos filhos criados, da aposentadoria. E eles de fato movimentam nosso mercado. E digo uma coisa: quem tem uma experiência inicial bem-sucedida com um agente de viagens (que passa toda a segurança para eles), certamente vira um viajante de carteirinha. Essa é nossa missão: fazer com que aproveitem a vida”, diz o presidente da Agaxtur Viagens, Aldo Leone Filho.