Ricardo Leme, relações públicas, empreendedor social, presidente e membro fundador da organização social Walking Football Brasil (WFB) foi indicado ao Prêmio Profissional de Relações Públicas do Ano de 2023, realizado CONRERP, autarquia federal, que integra o Sistema CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), e que tem por finalidade regular a profissão de Relações Públicas dentro dos Estados de São Paulo e do Paraná.
A organização Walking Football Brasil (WFB) participou da V Longevidade Expo+Fórum, realizada de 29 de setembro a 1o de outubro, em São Paulo, e foi uma das atrações do evento, promovendo atividades com os visitantes e organizando diversas palestras sobre a importância da pratica esportiva em todos os momentos da vida.
De acordo com o portal do CONRERP, o prêmio está em sua quinta edição e se consolidou como forma de reconhecer e homenagear profissionais aclamados pela sociedade por suas atuações, com base na excelência técnica e princípios éticos da profissão. Ricardo Leme foi indicado pela categoria Terceiro Setor, área em que está envolvido desde 2011, atuando como executivo de desenvolvimento institucional de organizações e, desde 2018 dedicado à construção de fortalecimento da Walking Football Brasil, organização representativa da modalidade homônima, foca na longevidade ativa das pessoas 60+ por meio do esporte.
A indicação ao prêmio é um marco para a trajetória do relações públicas e empreendedor social, Ricardo Leme, que desde o início dedicou-se executivamente ao crescimento da WFB com dedicada estratégia de relações públicas que contabiliza, desde 2019, centenas de pautas de imprensa e patrocinadores de projetos, como: Pfizer, Itaú, Machado Meyer Advogados, Mercado Livre, Bayer, Centauro, Simpress HP, Instituto Center Norte, Ambev, Dexco-Deca, Engie Energia, Arteris entre outros.
A organização Walking Football Brasil, à qual Ricardo Leme se dedica, atua no ecossistema da longevidade, levando a modalidade walking football, um futebol preparado para pessoas 50, 60+, onde uma das principais regras, é jogar caminhando, tornando-o inclusivo, proporcionando relevantes índices positivos de saúde e bem-estar. O esporte nasceu na Inglaterra e vem se popularizando pelo mundo e é representado no Brasil, pela Walking Football Brasil, organização da sociedade civil, que instituiu a prática no país, capacitando profissionais e democratizando a modalidade, por meio de sua metodologia, para diversos espaços que atuam com a população longeva, como: Núcleos de Convivência da Pessoa Idosa, Clubes e Espaços Comunitários.
Atualmente a organização tem atividades em cidades como São Paulo, Cajamar, Jundiaí, Guarulhos, Itapevi e atuação com parceria com universidades em estados como Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além de em breve divulgar seu plano nacional de formação de professoras e professores nas cinco regiões do país, totalizando no primeiro semestre de 2023, mais de 400 profissionais certificados.
A WFB é a organização oficial do esporte no país, regulando a modalidade. É filiada à FIWFA (Federation of International Walking Football Association).
Para Ricardo Leme, relações públicas e CEO da Walking Football Brasil, a modalidade tem um papel social importante para o desenvolvimento e impacto positivo na vida das pessoas 60+ compreendendo a sua heterogeneidade.
“Atuamos com o esporte para o desenvolvimento humano e em sinergia com a agenda da longevidade ativa, criada pelo médico Dr. Alexandre Kalache. Hoje no Brasil, existem mais de 32 milhões de pessoas idosas e o estímulo ao exercício físico, como a prática de walking football, contribui para o bem-estar destas pessoas, além de contribuir para essa longevidade ativa. Quando respeitamos às diferenças das pessoas 60+ e as incluímos em um projeto de futebol que se joga caminhando, atuamos para melhorar o bem-estar físico e emocional destas pessoas, além do promover a construção de um espaço de diálogo e interação social”.
Segundo ele, estar indicado para a categoria Terceiro Setor, do Prêmio de RP do Ano, é uma grata surpresa, mas fruto de muito esforço no desenvolvimento da WFB. “Estar entre os indicados como Profissional de Relações Públicas do Ano de 2023 na categoria Terceiro Setor é uma surpresa muito positiva ao mesmo tempo que consolida todo o trabalho dedicado ao desenvolvimento institucional da Walking Football Brasil. É incrível” finaliza Ricardo Leme.
Os indicados ao prêmio em suas categorias, serão escolhidos por meio de votação pública no site do CONRERP ou pelo link aqui destacado. No site da Walking Football Brasil também disponibilizamos na página principal. A Cerimônia de Premiação será no município de Curitiba, no dia 01 de dezembro, em alusão ao mês que coincide com a data nacional comemorativa da profissão.
(Informações e imagens: Divulgação)