Cidade de São Paulo será a anfitriã do maior encontro da comunidade prateada: a Longevidade Expo+Fórum + Fórum São Paulo da Longevidade; 5ª edição do evento acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo e comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa
Cosmopolita por essência, São Paulo acolhe a todos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, gênero, cor ou idade. Na capital onde tudo acontece, os olhos do poder público estão voltados para as demandas de cada um dos grupos sociais e, entre elas, as dos longevos vêm ganhando destaque.
E não é para menos: dos seus mais de 12 milhões de habitantes, 15% têm mais de 60 anos e a expectativa de vida no estado também cresceu: encontra-se em 78,9 anos. Se considerarmos os paulistanos pré-longevos, aqueles que têm mais de 50 anos, o número chega a 4 milhões de pessoas. Esse aumento do tempo de vida traz inúmeros desafios no campo social e da saúde, mas também abre muitas oportunidades para a economia e qualidade de vida da sociedade.
Os longevos ganham protagonismo dentro e fora da atual gestão municipal, participando ativamente da construção de programas que visam desde inclusão, intergeracionaliade, combate ao etarismo até as mais diversas modalidades de assistência.
Muitas dessas iniciativas que conseguiram interferir positivamente na realidade dos longevos que moram na cidade poderão ser melhor conhecidas durante a Longevidade Expo+Fórum e o Fórum São Paulo da Longevidade, o grande encontro da comunidade longeva, que acontece de 29 de setembro a 1 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na capital paulista.
Anfitriã do evento, a cidade amplia seu apoio com uma série de atividades no Fórum e na Expo, apresentando as ações voltadas para o público sênior e a curadoria de vários painéis programados ao longo dos três dias da Longevidade.
“Encontramos na prefeitura um grande aliado na luta pelo reconhecimento e valorização da longevidade. Sempre dispostos a receber nossas demandas e preocupados em implementar políticas públicas que tenham impacto significativo na vida dessa população. Por isso, a parceria entre a Longevidade Expo + Fórum e a administração municipal ganha cada vez mais força, agora dando mais corpo ao nosso fórum e levando ao público debates extremamente importantes para a nossa sociedade”, destaca o presidente da Longevida Expo+Fórum, Walter Feldman.
V Fórum São Paulo de Longevidade
A programação do V Fórum São Paulo de Longevidade, que acontece durante a Longevidade Expo+Fórum, de 29 de setembro a 1º de outubro, no Expo Center Norte, abordará diferentes temas ligados à políticas públicas, gestão, saúde, cultura e lazer.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, Soninha Francine, é uma das autoridades confirmadas no evento e participará de diferentes painéis sobre respeito e direitos da população longeva. Além dela, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo, Aparecida de Souza Lima (Cida Portela), o coordenador de Políticas para Pessoa Idosa, Renato Cintra, e vereador por São Paulo, Eliseu Gabriel, são outros nomes que estarão na 5ª edição Fórum São Paulo da Longevidade.
Além das políticas municipais orientadas à população longeva, a Prefeitura organiza no Fórum debates diversos. Um dos assuntos de destaque é o impacto da atividade física na vida de pessoas longevas, que estará presente em diferentes painéis, por exemplo, que será debatido no painel “A importância do xadrez para mantermos o nosso cérebro ativo”, ministrado por Fábio Bernardo, educador físico, analista de informações, cultura e desporto da Prefeitura de SP, além da apresentação de projetos e espaços públicos voltados para práticas de saúde e bem estar.
Da programação do Fórum consta como convidado especial o 7º Congresso Municipal de Envelhecimento Ativo, organizado pela Câmara Municipal, que terá o tema sustentabilidade como ponto focal neste ano. O secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo e idealizador do congresso, Gilberto Natalini, é um dos curadores do congresso e um dos nomes confirmados para comandar o encontro.
A programação do Fórum São Paulo da Longevidade, que acontece durante o evento, será transmitida ao vivo pelos dois canais da Longevidade no Youtube e também nas redes sociais, com 20 horas de programação diária. Feldman destaca que os macro temas permitiram receber como convidados no Fórum outros congressos. “Além dos inúmeros painéis e temas da casa com diversas curadorias, teremos o 2º CONACARE, Congresso Nacional de Cuidadores, com curadoria da MasterCare Brasil, o Congresso Morar Senior 60+, com curadoria da TREVOO, e o 2º Simpósio Silver Economy. Ao todo, a programação incluirá 200 palestrantes, debatedores, celebridades em quase 90 painéis e palestras”.
A realização do evento coincide com a Semana da Longevidade, iniciativa construída a quatro mãos pelos organizadores da Longevidade Expo+Fórum e as gestões municipais e do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, em 1° de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso.
São Paulo Capital Nacional da Longevidade
Trabalho em prol da longevidade ativa e saudável
A Cidade de São Paulo desenvolve ações em todas as secretarias com programas, projetos e serviços para a comunidade longeva e já reconhecida como Capital Nacional da Longevidade, com seus 4 milhões de habitantes com mais de 50 anos. que levaram a cidade de São Paulo a ser reconhecida como capital nacional da Longevidade.
Em 12 de maio, a Semana Municipal da Longevidade passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo. A lei nº 17.949/2023 visa fortalecer os projetos e parcerias para atividades e políticas públicas ligadas à vida longeva. A lei foi um pleito da direção da Longevidade Expo+Fórum, que há cinco edições debate as questões do envelhecimento ativo e participativo.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) oferta hoje mais de 130 serviços para população longeva. As ações variam entre convivência e acolhimento, de acordo com as necessidades apresentadas. Um dos destaques é o Centro Dia do Idoso (CDI), um espaço destinado à atenção diurna de pessoas longevas em vulnerabilidade social e com grau de dependência, que necessitam de ajuda de equipe multidisciplinar.
São 88 unidades dos Núcleos de Convivência do Idoso (NCI) que atendem mais de 12 mil pessoas, 1 Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci@) que soma mais de 400 atendimentos, 16 Centros Dia para Idosos (CDI), 7 Centros de Acolhida Especial para Idosos em situação de rua e 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Para manter a saúde em dia, os longevos dispõem também de academias adaptadas ao ar livre espalhadas por toda São Paulo. A ideia é incentivar a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis.
Com ampla rede de hospitais, o Sistema Único de Saúde (SUS) da capital foi eleito pelos paulistanos, pelo terceiro ano consecutivo, como o melhor serviço público da cidade, de acordo com a pesquisa Datafolha, o que reflete diretamente na qualidade de vida e atendimento da população longeva.
Em datas especiais, a Prefeitura realiza também o Contrata SP – 50+, um mutirão de emprego voltado aos trabalhadores com mais de 50 anos, que acontece por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.
A ampla infraestrutura da capital é outro destaque positivo para a longevidade. No que se refere ao transporte público, o município é servido por linhas de metrô, trens e ônibus que integram a cidade à região metropolitana do estado. Acessibilidade na frota, como ônibus de piso rebaixado, garante a autonomia do longevo, bem como as estações de trem e metrô modernizadas.
Uma gama de teatros, bares e restaurantes caracteriza São Paulo como a capital do entretenimento para todas as idades. Há mais de 100 parques municipais espalhados por toda a cidade e, quando se fala em shoppings centers, a cidade concentra mais de 50.
Consumo, aliás, é um dos destaques das atratividades da capital paulista. São quase 2 milhões de consumidores 60+ que buscam por bens, serviços e lazer e que dispõe de poder aquisitivo para consumir. É a Economia Prateada em sua melhor tradução. Como se sabe, trata-se da terceira maior atividade econômica do mundo, responsável por movimentar mais de US$ 15 trilhões ao ano, número maior do que o PIB da China. No Brasil, de acordo com as estimativas da consultoria Data8, essa economia tem um PIB de mais de 2 trilhões de reais e está em franco crescimento.
Veja a programação completa: https://longevidade.com.br/forum2023/