Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
[Ruby_E_Template id="2791"]
aa
Longevidade Fórum e FestivalLongevidade Fórum e Festival
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Finanças, Seguro e Trabalho

Senado aprova regulamentação da profissão de cuidador de idosos

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/02/07 at 9:32 PM
Longevidade Expo
2 leitura mínima

27 de Maio de 2019 às 10:48

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (21.05) o projeto de lei que regulamenta a profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras. Segundo o texto, os requisitos para exercê-la serão: ensino fundamental completo e curso de qualificação na área (com carga horária de 160 horas, ao menos), idade mínima de 18 anos, não ter antecedentes criminais (o que deve ser provado por certidão emitida no site da Polícia Federal) e atestados de aptidão física e mental. O PLC 11/2016 ainda depende, porém, de sanção presidencial.

“Reconhecidos nós já éramos, mas a regulamentação é um grande ganho para a categoria, pois agora ficam muito claras as suas funções. A profissão teve 550% de crescimento em dez anos, o maior índice, segundo o Ministério do Trabalho. E contam apenas cuidadores formais, que trabalham com carteira assinada. Mas sabemos que fora dos grandes centros urbanos, muitos ainda atuam na ilegalidade. Estimo que o Brasil não tenha menos de 200 mil cuidadores”, afirmou Jorge Roberto Silva, presidente da Associação de Cuidadores de Idosos (ACI) de Minas Gerais, que tem 5.500 profissionais qualificados com cadastros atualizados.

A atuação do cuidador, de acordo com o projeto de lei, poderá se dar em residências, comunidades ou instituições, de forma individual ou coletiva, temporária ou permanente. O profissional deve zelar por bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida. A administração de medicação que não seja por via oral nem orientada por prescrição médica, assim como procedimentos de complexidade técnica, porém, são proibidos.

Fonte: O Globo. Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

 

artigo anterior Seis em cada dez brasileiros admitem não se preparar para a aposentadoria
Próximo artigo Expectativa da Longevidade Expo + Fórum é atrair 20 mil visitantes nos três dias
//

We influence 20 million users and is the number one business and technology news network on the planet

[Ruby_E_Template id="2550"]
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?