Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
A seleção brasileira de futebol já está na Itália, em Turim, em treinamento no estádio da Juventus. No dia 19, sábado, segue rumo ao Catar e estreia dia 24, quinta-feira, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasilia)
Técnico da seleção brasileira desde agosto de 2016, Adenor Leonardo Bachi, o nosso Tite, divulgou no dia 07 de novembro a lista de 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo. Nessa trajetória vitoriosa, o gaúcho de Caxias do Sul, já disputou 76 jogos com 57 vitórias, 18 empates e 5 derrotas, com aproveitamento de 81,14%.
Segundo especialistas do esporte, Tite é o melhor técnico da seleção brasileira em 20 anos. Desde a conquista do penta, em 2002, nenhum treinador teve um trabalho de tanta qualidade como ele. Tite montou um time que jogou de uma forma moderna, sem a retranca citada por alguns dos seus críticos. Tite está em 4º. lugar entre os técnicos mundiais com maiores salários: ele recebe 3,6 milhões de euros/ano ( 19,7 milhões de reais).
Bem humorado, o técnico não esconde o entusiasmo sobre a possibilidade do Brasil conquistar o hexa e garante que esta será sua última Copa como treinador.A Copa do Mundo FIFA de 2022 está em sua vigésima segunda edição e vai acontecer no Catar de 20 de novembro a 18 de dezembro.
Sobre Tite
Adenor Leonardo Bachi, nasceu em Caxias do Sul (RS), no dia 25 de maio de 1961.É técnico de futebol e ex-jogador que atuava como volante. É casado com Rosmari, tem 2 filhos, Matheus e Gabrielle e 2 netos, Lucca e Leonardo.
De ascendência italiana, é filho do meio de Ivone Mazochi e Genor Bachi, Quando criança, sua família o chamava de Ade e sua maior diversão era jogar futebol com o irmão Miro, com incentivo do pai. Moravam em uma travessa da rua Sinimbu, no bairro de Lourdes, passaram dificuldades e sua mãe trabalhou muito como costureira para segurar a barra e pagar as contas. Por muito pouco, Tite não desistiu do sonho de ser jogador de futebol.
Foi Luiz Felipe Scolari, na época jogador veterano no Caxias, que descobriu o talento de Ade para o futebol, nos anos 70. Ele o levou para um teste no Caxias, mas confundiu os apelidos e o apresentou como Tite. A partir de então, foi esse o apelido que o acompanharia durante toda a carreira.
Aprovado no teste, passou a integrar a equipe e tempos depois, transferiu-se para o Grêmio, seu time do coração.
Desde agosto de 2016 comanda a Seleção Brasileira e em 2019, tornou-se o primeiro treinador a ser campeão da Copa América, da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana.
Sobre o Catar
O Catar é um país peninsular árabe com um deserto árido e um longo litoral no Golfo Pérsico (Árabe) cheio de praias e dunas. A capital é Doha, com edifícios futuristas e arquitetura ultramoderna. A população é de 2,931 milhões e o idioma oficial é o árabe. A moeda é o Rial catarense (1 Rial corresponde a 0,27 do dólar americano).
O Catar é governado por uma monarquia absolutista. A família Al Thani está no poder desde o século 19 e não há eleições independentes e partidos políticos no país. Na atualidade, o chefe do governo é o chamado oitavo emir do Catar, Tamim Bin Hamad Al Thani, escolhido pelo seu pai no ano de 2013. O Catar já emitiu 260 mil vistos a turistas e espera receber até 1,7 milhão de visitantes na Copa do Mundo.
Fontes
Tribuna Hoje
(Imagens: Divulgação)