Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
Trenzinho do Corcovado, 138 anos de bons serviços
O Trem do Corcovado comemorou 138 anos de operação no domingo 09 de outubro. Com muita festa, missa de ação de graças e distribuição de bolo para visitantes e turistas.
Esse transporte centenário foi inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II. Ele proporciona um gostoso passeio ecológico já que atravessa o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica, considerado um exemplo de preservação da natureza.
O trenzinho transporta mais de 600 mil pessoas por ano e leva ao Cristo Redentor, monumento art déco, ícone brasileiro mais conhecido e respeitado em todo mundo e que proporciona uma visão deslumbrante das praias cariocas.
Marília Neves, presidente do Trem do Corcovado, afirma: “Carregamos com muita honra e orgulho a bandeira do turismo religioso, mantendo com dedicação e determinação este Patrimônio carioca. Celebrar 138 anos do Trem do Corcovado é sempre uma grande emoção”
Sobre o Trenzinho do Corcovado
O Trem do Corcovado é uma linha férrea localizada na cidade do Rio de Janeiro que começa no bairro do Cosme Velho e segue até o cume do morro do Corcovado, a uma altitude de 710m. São 3,824 m de extensão, com sistema de cremalheira aderência para auxiliar a operação. Utiliza bitola métrica com raio de curva de 100 metros.
O projeto é a quarta geração de trens da ferrovia que utiliza tração elétrica (sistema elétrico trifásico), com dois cabos aéreos para alimentação de 4 trens, cada um deles com dois vagões. O trajeto é de 20 minutos, com partidas a cada meia hora o que permite transporte de 345 passageiros por hora, das 08h às 19h, diariamente.
O Trenzinho do Corcovado é um transporte confortável e panorâmico
Em 2019, a operadora Esfeco adquiriu da fabricante suíça Stadler Rail, 3 novas composições de dois carros, pelo valor de R$ 200 milhões. Os modernos trens possuem janelas e teto panorâmico, espaço para bicicletas e cadeiras de rodas, comprimento de 27 metros e capacidade para 154 passageiros. A velocidade máxima de subida e descida dos novos transportes é de 25 Km/h e 18 Km/h, respectivamente.
O Trenzinho é mais antigo que o monumento do Cristo Redentor, que foi aberto à visitação em 1931. As peças para a montagem da estátua do Cristo foram transportadas pelo próprio trem ao longo de quatro anos.
Personalidades como o Papa João Paulo II, Santos Dumont e Lady Di, entre outras, viajaram no Trenzinho do Corcovado.
Fontes:
OnJornal