O turismo voltado para o público sênior foi destaque na 6ª edição do Fórum São Paulo da Longevidade e Longevidade Expo, o maior evento dedicado ao mercado de viagens para público longevo no Brasil, realizado de 29 de setembro a 1º de outubro na capital paulista, que anfitriã do evento e capital nacional da longevidade. O evento multisetorial atraiu mais de 10 mil visitantes e reuniu mais de 250 palestrantes e 100 empresas no Distrito Anhembi.
Entre as atrações, destaque para a participação da coordenadora de turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Ana Clemente, que ministrou uma palestra durante o Fórum São Paulo da Longevidade. Ela destacou a importância do turismo na longevidade, enfatizando como o público sênior, cada vez mais ativo e com independência financeira, tem feito do turismo uma parte significativa de sua rotina.
A Setur-SP marcou presença no evento promovendo o recém-lançado guia Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo, que apresenta 70 destinos inclusivos, comercializados por 60 agências e operadoras de viagem paulistas. Esses destinos, como Águas de Lindóia, Socorro e Holambra, são especialmente adaptados para atender às necessidades do público mais velho, oferecendo segurança, conforto e acessibilidade.
Além disso, o estande da Setur-SP também promoveu regiões turísticas e o Trem Republicano, que liga as cidades de Itu e Salto, uma experiência única e histórica para os viajantes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos deverão ultrapassar o número de jovens no Brasil até 2030, tornando-se o maior grupo de viajantes do país. A chamada “geração prateada” viaja, em média, até três vezes ao ano, conforme apontado pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-SP). Para essa faixa etária, o turismo é considerado uma das melhores formas de aproveitar o tempo livre.
O público 60+ tem preferências claras quando se trata de viagens: buscam destinos que envolvem natureza, cultura e gastronomia. Além disso, valorizam o conforto, especialmente na hospedagem, mesmo em locais mais remotos. São fiéis aos agentes de viagem e, muitas vezes, viajam em família, sem deixar de lado a autonomia para pequenas aventuras ou viagens solo.
Com a apresentação de destinos termais, circuitos de frutas, turismo rural, gastronômico, religioso e até de aventura, o Estado de São Paulo se posiciona como um dos principais polos turísticos para essa parcela da população.
“O Guia Turístico da Maturidade oferece uma abordagem didática e acolhedora para atender tanto o trade turístico quanto o viajante final, o turista 60+, que busca experiências seguras e memoráveis“, concluiu Ana Clemente.