Martin Henkel*
Enquanto o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não apresenta o restante dos dados do Censo 2022, com um recorte, por exemplo, sobre a população por faixa etária, a SeniorLab mercado & consumo 60+ mergulha nos números para projetar o cenário atual no Brasil.
Cruzamos dados do Censo IBGE com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que atualiza mensalmente a quantidade de pessoas vivas e aptas na sua base e encontramos o seguinte:
Alguns achados neste cruzamento exclusivo para LONGEVIDADE:
- No Brasil, 17% da população é 60+
- No Estado de SP, 21% é 60+
- Na cidade de São Paulo, 20% é 60+
- Da população 60+ da cidade de São Paulo, 59% é de Mulheres
- Da população total com 79 anos ou mais, as mulheres são 62%
Ao associar os números com a observação das pessoas interagindo na cidade fica mais fácil entender o porquê de vemos tantos grisalhos em todo o lugar e com comportamentos de consumo bem diferentes dos 60+ de 20 anos atrás.
Este consumidor que começa a ser mais disputado pelo mercado é um desafio para marcas, produtos e serviços que ainda estão entendendo e aprendendo a como se relacionar com o multivariado grupo etário que segundo o levantamento realizado pela SeniorLab teve uma renda total de R$ 1,3 tri ano passado no Brasil.
*Martin Henkel, CEO da consultoria e professor convidado de marketing 60+ na FGV