Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
Aos 90+, Ziraldo chega aos 70 anos de carreira com muitos projetos
Que maravilha!
Esse grande mestre da literatura infanto-juvenil chega aos 90+ como o seu eterno Menino Maluquinho, cheio de projetos e ideias. Vem aí lançamentos em quadrinhos, exposição, novas edições e livro de homenagens que celebram sua obra nos 70 anos de carreira.
Querem mais números bacanas? Lá vão eles: oito milhões de exemplares vendidos e sete mil desenhos no acervo. E tem mais: a Netflix acaba de lançar a primeira animação brasileira, em 12 de outubro, Dia das Crianças, uma série baseada no Menino Maluquinho do livro clássico de Ziraldo, publicado em 1980 e em quadrinhos e materiais extras lançados por ele.
Confira o trailer do Menino Maluquinho
Nos episódios muito divertidos, o garoto espoleta vive situações inusitadas, mas comuns para uma criança da vida real. A intenção é divertir a audiência mirim sem distanciá-la do personagem. Num dos primeiros capítulos, por exemplo, Maluquinho vai passar um dia na casa do avô, que não vê há tempos e só quer sossego para cuidar de suas plantas. Mas acaba numa correria atrás do menino e os dois desfrutam de momentos de grande diversão e companheirismo.
Novidade também em Brasília: É o “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” exposição criada para entreter as crianças dos novos tempos, muito acostumadas com o digital, sempre ligadas às telas. A curadoria é da filha de Ziraldo, Daniela Thomas ao lado de Adriana Lins, sobrinha do quadrinista. A mostra foi aberta no Centro Cultural Banco do Brasil (CNBB), no dia 12 de outubro e segue até 18 de dezembro.
Ziraldo está muito feliz com seus projetos. Já viu seu livro virar filme, série de televisão aberta e até musical, todos com atores de carne e osso. Para essa produção da Netflix, os diretores afirmam que ele esteve envolvido desde o início quando a ideia começou a ser discutida em 2017, há cinco anos.
O Instituto Ziraldo, criado em 2019 para preservação de seu legado artístico, e o escritório que toca as suas parcerias comerciais, atuam em conjunto para “reorganizar a ideia do que é Ziraldo”. O objetivo é intensificar parcerias e produtos em torno de seu universo, como tem feito outro grande criador brasileiro, Mauricio de Sousa.
Ziraldo será o grande homenageado pelo conjunto da obra, na 3ª Feira Literária de Tiradentes — FLITI, que acontecerá de 03 a 06 de novembro.
Sobre Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto, é mineiro de Caratinga, nascido em 24 de outubro de 1932. É cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha e o de seu pai Geraldo. É casado com Vilma Gontijo, tem três filhos, Daniela, Antônio e Fabrízia e quatro netos.
Estudou no Rio de Janeiro, concluiu o ensino médio em Caratinga e se formou em 1957 em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com apenas 6 anos, teve publicado um desenho no jornal Folha de Minas.
Começou a trabalhar no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), em 1954, com uma coluna de humor. Ficou conhecido em 1957 quando trabalhou na revista O Cruzeiro e depois no Jornal do Brasil, em 1963. Seus personagens agradaram muito os leitores, entre eles Jeremias, o Bom; a Supermãe e o Mirinho.
Mas foi em 1960 que lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira e colorida, feita por um só autor:Turma do Pererê, Nesse mesmo ano recebeu o “Nobel Internacional de Humor” no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal láurea da imprensa livre da América Latina.
Ziraldo, que foi um dos fundadores do O Pasquim, lançou em 1980, o livro “O Menino Maluquinho“, seu maior sucesso editorial. Suas ilustrações já figuraram em publicações internacionais como as revistas “Private Eye” da Inglaterra, “Plexus” da França e “Mad“, dos Estados Unidos. Em outubro de 2016 recebeu a Medalha de Honra da Universidade Federal de Minas Gerais.
MUITOS VIVAS A ZIRALDO !!!!
Fontes
(Imagens: Divulgação)