Encontro com apoiadores, parceiros de conteúdo e expositores marcou o lançamento oficial do evento, que reunirá mais de 150 expositores e terá uma programação intensa de conteúdo com mais de 250 palestras e atividades durante três dias de realização
A produção para o maior evento dedicado ao público sênior do Brasil já começou. O start para a 5ª Longevidade Expo+Fórum foi dado na manhã desta quarta-feira (08/03) em um café da manhã especial para autoridades, apoiadores, parceiros de conteúdo e expositores na capital paulista. Na ocasião, os convidados puderam conhecer o escopo de trabalho que irá compor a estrutura desta edição, que ganhará mais espaço físico para palestras, exposições e atividades.
A principal novidade é que o encontro retorna à casa de origem, o Centro de Exposições Center Norte. O presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman, explica que a decisão foi tomada de forma colegiada. “Nossas decisões são inteiramente coletivas, então, ouvimos nossos parceiros e nosso público e elegemos o espaço Center Norte como mais adequado para esse evento. Além de mais acessibilidade, agora teremos um amplo espaço físico para aumentar nossas atrações”.
Para dar vida à nova estrutura, a edição de 2023 da Longevidade vai contar com quatro auditórios, uma arena e espaço de exposição para 150 expositores. Serão mais de 250 palestras, o que resulta em 90 horas de conteúdo transmitido via streaming, uma vez que o encontro acontecerá novamente no formato híbrido, com transmissão ao vivo pelos canais do Youtube. “Aqui vale um ponto de destaque. Não apenas os conteúdos serão exibidos de forma on-line, mas toda a feira, inclusive com salas de compras digital que estão sendo elaboradas em parcerias com órgãos e entidades do setor de comércio”, frisa Francisco dos Santos, empreendedor e presidente do conselho da Longevidade Feiras e Congresso Couromoda e da São Paulo feiras Comerciais.
Economia Prateada – Um dos temas que ganham força nesta edição é a Silver Economy, ou, Economia Prateada. O assunto é destaque de um dos eventos de conteúdo que acontecerão durante a Longevidade. Presente na cerimônia de lançamento, o gerente de comunicação da Associação Comercial de São Paulo, Sergio Andreucci, destacou o potencial da economia sênior. “Temos consciência do enorme potencial dessa população na economia, por isso, nosso papel é investir. Gostaria de destacar que a participação das pessoas 50+ é muito ativa, inclusive, grande parte das startups que foram aceleradas em nossos programas no ano passado foram criadas por pessoas 50+”.
Clubes – Na edição anterior, um experimento foi feito em parceria com shoppings centers e clubes sociais para a transmissão do evento em tempo real. Tamanho sucesso, as parcerias com a Abrasce, Alshop e Sindi Clube foram renovadas e ampliadas. Essas entidades também irão compor a Silver Week, uma grande semana de descontos que tem como objetivo impulsionar a economia prateada.
Congressos – Outros sucessos do ano anterior tiveram suas edições confirmadas para 2023. O CONACARE (Congresso Nacional de Cuidadores) chega à segunda edição com curadoria da MasterCare Brasil. O evento debate as práticas de cuidados com longevos desenvolvidas por diferentes tipos de cuidadores, desde familiares até profissionais.
O tradicional Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, da Câmara Municipal de São Paulo, também está confirmado no encontro deste ano, que marca sua sétima edição. “Este é um importante debate que está acontecendo na hora certa e lugar certo. É uma iniciativa que vai ao encontro da demografia e da corrente social do mundo, já que ficamos cada vez mais longevos. Fico muito grato em participar de um evento tão completo, que trata de todos os campos da vida do idoso”, diz Gilberto Natalini, ex-vereador e idealizador do congresso municipal.
Saúde e bem-estar – Tema mandatório nos debates sobre longevidade, a saúde tem espaço de destaque na grade de programações deste ano. Além das tradicionais recomendações clínicas, os painéis do tema irão abordar também bem-estar e entretenimento.
“É importante melhorarmos a atenção primária e lembrarmos que a longevidade começa no nascimento. Não é mais ficção a ideia de que viveremos mais de 100 anos, é realidade. Para isso, precisamos envelhecer com qualidade e esse evento nos ensina sobre isso. É um exemplo de política pública”, destaca Maurício Serpa, secretário-adjunto de saúde da Prefeitura de São Paulo.
Também presente no evento, o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, lembrou da importância do turismo para qualidade de vida e bem-estar dos longevos, e colocou a pasta à disposição da gestão da Longevidade Expo+Fórum para projetos e ações sobre o tema.
Os eixos temáticos da feira serão: Saúde, Bem-estar e Entretenimento; Trabalho e Empreendedorismo; Políticas Públicas e Iniciativas Privadas; Conhecimento, Cultura e Tecnologia; Casa, Consumo e Facilities e Moda, Beleza e Pro Age.
Os principais curadores e parceiros de conteúdo do evento compareceram ao lançamento e reforçaram seu compromisso em trabalhar os temas de acordo com a ótica atual de cada segmento. Sérgio Serapião, CEO e Founder da Labora; Márcia Vieira, cofundadora da Mastercare; Prof. Dr. José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; Dr. Chao Lung Wen, embaixador da acreditação de telemedicina da QGA, professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP e Dr Egídio Dorea, médico e coordenador do programa USP 60+, foram alguns dos participantes que marcaram presença.
Desde sua primeira edição, a Longevidade já impactou mais de 2 milhões de brasileiros. Atualmente, o país conta com mais de 55 milhões de pessoas 50+ e 37,5 milhões de 60+. Juntas, essa população é responsável por um terço do PIB nacional.
“É gratificante ver o quanto conseguimos construir e agregar ao setor. Temos, enquanto cidadãos, o dever de usarmos nosso conhecimento para melhorar as estruturas da sociedade, e é isso que a Longevidade Expo vem fazendo com maestria”, ressalta Dra. Waleska Santos, empreendedora da Longevidade Feiras e Congressos Couromoda/São Paulo Feiras e presidente da Hospitalar feiras.
Entre os convidados, estiveram também presentes a secretária municipal de Direitos Humanos, Soninha Francine, o diretor do Instituto de Longevidade MAG, Arnaldo Lima, o professor associado da faculdade de Medicina da USP, Dr. Chao Lung Wen, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, o presidente da Associação Paulista dos Municípios, Carlos Cruz, a Vice-Presidente de Desenvolvimento de Projetos Culturais e Sociais do Sindiclubes, Renata Julianelli Arilho, a gerente de marketing e comunicação do grupo Trasmontano, Patricia Lopes D´Alessandro, a high net banker do Banco Safra, Aliandra Santos e a responsável por Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Viver Mais, Anna Carolina Mires.
A 5ª Longevidade Expo+Fórum acontece de 29 de setembro a 1º de outubro no Centro de Exposições Center Norte, em São Paulo, coincidindo com o Dia Internacional do Idoso. Aproveite e faça já a sua inscrição. Clique aqui.
(Texto: Aline Porfírio / Fotos: Fredy Uehara/Fabio Mendes)