Professora encantou a plateia ao falar sobre tecnologia e memórias durante a edição de 2022 da Longevidade Expo+Fórum
Se alguém lhe perguntasse qual o segredo para uma longevidade de qualidade, o que você responderia? Para Neuza Guerreiro Carvalho, 93+, a resposta é curiosidade. Vovó Neuza, como é conhecida no mundo digital, é professora e influenciadora, responsável pelo primeiro blog sênior do Brasil. Ela dividiu um pouco de sua história e experiência durante a Longevidade Expo+Fórum 2022.
“A curiosidade me instiga ao conhecimento, não me deixa marginalizada em nenhuma conversa. Acho que essa é a chave da longevidade, se sentir ativa e participativa nos assuntos atuais. Não há nada que eu não possa discutir”, destaca Neuza. A influenciadora tem como rotina a leitura diária de jornais, e ainda separa as notícias mais importantes para reler posteriormente. Seu hobby é o aprendizado e, no momento, tem se dedicado ao tema da tecnologia. “Eu adoro tecnologia, agora estou estudando sobre o 5G. Um rapaz me perguntou porque eu tinha tanto interesse nesse assunto e eu respondi que é porque essa tecnologia é mais rápida do que o atual 4G, o que pra mim é muito bom, visto que não tenho tempo de sobra na Terra”, brinca com os convidados.
No auge da longevidade, vovó Neuza dá um show de protagonismo. A influenciadora faz também comerciais e participa ativamente de palestras sobre etarismo e envelhecimento ativo, além de dar aulas de escrita biográfica. Seu comercial mais famoso foi para a marca de delivery Ifood.
Memórias – A professora é responsável por um curso de resgate de memórias autobiográficas, onde estimula o público 60+ a dividir suas experiências e lembranças através de textos. A iniciativa nasceu em 2004, no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da USP. “É um meio de registrar e dar vida às memórias. Trabalhamos temas como família, infância, juventude, vida afetiva, identidade, entre outros. Agora, incluímos também a vida antes, durante e pós-pandemia. É um trabalho muito gratificante”. A professora destaca ainda que as aulas são no formato on-line e os textos entregues via e-mail. “Sou moderna”, completa.
O painel foi mediado pelo médico e gerontólogo Alexandre Kalache, que ressaltou a importância desse trabalho. “Na cultura africana, dizem que quando um longevo morre, é como se uma biblioteca fosse queimada. O que a senhora faz é lindo, é preservar bibliotecas vivas. Isso é gerontologia na prática”.
Neuza complementa dizendo que toda sua vida está sendo registrada em um diário e que anualmente, desde 1954, ela escreve retrospectivas sobre seu ano, com destaque aos momentos especiais. “Eu escrevo desde menina e tenho a disciplina de alimentar meu diário todos os dias. Para os dias mais especiais eu adiciono folhas extras. Este é um dia especial, pois estou aqui em um encontro de intergeracionalidade, contando a minha história depois de dois anos de pandemia, dos quais eu não saí de casa. A beleza da vida para mim é compartilhar, por isso, hoje é um dia especial, que vai ser escrito nesse diário com notas de destaque”, finaliza a influenciadora.
A íntegra deste painel e de toda a programação da Longevidade Expo+Fórum de 2022 está disponível no canal do evento no Youtube. Clique aqui.
(Texto: Aline Porfírio / Foto: Divulgação)