Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Leitura: A discussão sobre o envelhecimento vem ganhando força e não sairá mais de pauta
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Finanças, Seguro e Trabalho > A discussão sobre o envelhecimento vem ganhando força e não sairá mais de pauta
Finanças, Seguro e Trabalho

A discussão sobre o envelhecimento vem ganhando força e não sairá mais de pauta

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/02/07 at 9:32 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
3 leitura mínima
COMPARTILHAR

4 de Julho de 2019 às 06:00

O Brasil está envelhecendo. Com menos nascimentos e mais longevidade, cresce a participação dos seniores na população. Ao contrário dos estereótipos que vemos na mídia e na publicidade, eles são ativos, saudáveis, exigentes, conectados e decisivos na dinâmica familiar. Completar 60 anos, ou qualquer idade, não apaga a nossa história e em cada momento da vida somos o resultado de todos os momentos anteriores.

Abaixo, alguns dados da Globo que mostram um pouco desse universo longevo:

A população 60+ é a que mais cresce no mundo;

A população 60+ dobrará até 2060;

Em 2050 todos os continentes, com exceção da África, terão ¼ de suas populações na faixa 60+;

A projeção é que no Brasil, até 2060, a população de seniores alcance o dobro da de jovens.

O marketing e a comunicação precisam começar a dar mais atenção a este público. As linguagens precisam estar alinhadas com os novos códigos e signos dessa população, com discursos mais acessíveis a pessoas de todas as idades.

Se antes a imagem da maturidade estava ligada ao assistencialismo, agora ela volta a ganhar ação e protagonismo. E mais uma vez passam a ser vistos como agentes, colaboradores da sociedade. Os conflitos, sonhos e questões relacionadas ao trabalho, à sexualidade, ao amor e à diversão não têm idade.

Novos tempos, novos velhos, novos papéis. É preciso ressignificar a velhice. O momento é de resgatar antigos sonhos e criar novos.

1 em cada 4 deseja empreender no futuro;

33% desejam estudar algo novo;

O consumidor brasileiro maduro movimenta cerca de R$ 1,8 trilhão no ano;

R$ 15 bilhões anuais é o valor gasto no mercado on-line do Brasil.

É UM PÚBLICO QUE GANHA ESPAÇO NA ECONOMIA

16% da renda do Brasil em 2020;

30% de todo consumo em 2030;

37% de todo consumo em 2050;

Os brasileiros se aposentam, em média, com 58 anos.

1/3 CONTINUA TRABALHANDO

2,7 média de viagens realizadas nos últimos 12 meses;

55% realizaram ao menos uma viagem nacional;

10% fizeram ao menos uma viagem internacional;

37% dizem que há poucos produtos voltados para o público de sua idade.

PRODUTOS QUE MAIS SENTEM FALTA:

17% alimentos;

15% celulares com letras e teclados maiores;

16% bares, restaurantes e casas noturnas;

12% roupas.

AS MARCAS PRECISAM OBSERVAR E ESCUTAR

  • 72% dos seniores declaram que é importante seguir aprendendo coisas novas no decorrer da vida e 32% querem uma vida de aventuras, novidades e mudanças;
  • A mais idade não é uma opção, todos nós envelheceremos: não podemos ser preconceituosos com nós mesmos;
  • Este é um novo momento, inédito no Brasil, no qual temos que nos preparar.

Fonte: Globo. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior Consumidor brasileiro com 60 anos movimenta R$ 15 bilhões no mercado on-line
Próximo artigo Cresce demanda do mercado sênior por conhecimento e capacitação técnica

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Centro de longevidade e saúde é inaugurado em São Paulo
Destaque 13/11/2025
Yukio Moriguchi: pioneiro da longevidade, deixa legado aos 99 anos
Destaque Longevidade 11/11/2025
Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025
Fórum São Paulo da Longevidade se encerra com reflexões sobre envelhecimento ativo, mercado de trabalho, economia e qualidade de vida
Destaque Longevidade 30/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?