Painel da Maturi trouxe dados e soluções para o combate ao etarismo corporativo no Brasil
A diversidade é um assunto em alta nas empresas e no mundo corporativo e, o que poucos sabem, é que a diferença de idades também é parte dessa diversidade. A pluralidade de gerações pode agregar muitos benefícios para os negócios, em especial com quadros 50+. Esse foi um dos temas de destaque da edição de 2022 da Longevidade Expo+Fórum.
O painel “As vantagens de equipes e empresas multigeracionais” foi comandado por Mórris Litvak, CEO da Maturi, empresa especializada em consultoria, empreendedorismo e recolocação profissional para pessoas 50+. No palco, Mórris apresentou um case de uma empresa de tecnologia e telecomunicação que emprega pessoas de diversas gerações, chegando até os 80 anos.
Mauro Motoryn, publicitário e ativista, começou a atuar nesta empresa há três anos, quando tinha 71 anos e explica como é possível tal integração. “As mudanças devem acontecer de cima. A direção deve identificar e manter talentos independente da idade. Investir forte em atualização, treinamento e integração são fatores que geram uma boa sinergia no ambiente de trabalho com todas as gerações”, destaca Motoryn. Mauro acrescenta que se reinventou na carreira após ser ejetado pelo mercado de trabalho ao completar a idade de aposentadoria. “Um belo dia fui demitido e pensei, e agora? Então fui me reinventar e hoje trabalho com a área de inovação, coisa que nunca havia feito antes. Eu tive a chance de aprender aos 71 anos e isso é maravilhoso”.
De acordo uma pesquisa apresentada pela Maturi, em 2022 mais de 700 mil pessoas 50+ perderam o emprego no Brasil e 34% das empresas entrevistadas dizem ter apenas de 6 a 10% de pessoas com mais de 50 anos na folha de pagamento, mesmo sendo esse o grupo que mais cresce no país.
Para mudar esse cenário, o CEO da Maturi comentou sobre a necessidade de mudanças em aspectos culturais e educacionais, além de uma certificação de empresas que combatem o etarismo. “Recentemente desenvolvemos uma pesquisa mostrando que o mercado é idadista, agora, estamos trabalhando em um selo de certificação para empresas que possuem políticas inclusivas para esse público. Esse projeto é inspirado nos Estados Unidos e é legal porque essa certificação deve ser renovada e, para isso, a empresa precisa continuar atendendo aos critérios exigidos. É uma das muitas formas de garantirmos a inclusão”, destaca Mórris.
Vantagens multigeracionais – Contratar pessoas com mais de 50 anos pode trazer muitas vantagens para uma empresa. Veja alguns exemplos:
Experiência: Pessoas longevas costumam ter uma vasta experiência de vida e profissional, o que as torna valiosas fontes de conhecimento e habilidades.
Dedicação: Muitas vezes, as pessoas com mais de 50 anos estão procurando um trabalho que seja significativo e que os mantenha ativos, o que pode gerar uma dedicação ainda maior no ambiente de trabalho.
Conhecimento intergeracional: Essas pessoas podem oferecer uma perspectiva única e valiosa sobre as relações intergeracionais no ambiente de trabalho.
Flexibilidade: Muitos trabalhadores 50+ estão dispostos a trabalhar em horários flexíveis e alternados, o que pode ser uma vantagem para as empresas.
Liderança: Com anos de experiência, esse grupo pode conter excelentes líderes e mentores para os jovens funcionários da empresa.
Veja a íntegra da palestra da Maturi na Longevidade Expo+Fórum 2022. Clique aqui e tenha acesso a este e todo o conteúdo da quarta edição do evento.