Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 79+
Clint Eastwood, ator e diretor de sucesso com mais de 60 anos de carreira
Ator e diretor consagrado, Clint é mesmo o “impávido colosso”, como bem definiu o jornal britânico The Guardian. Aos 91 anos lá vem ele com seu novo filme, Cry Macho- O Caminho para Redenção, estreia dos cinemas no dia 16 de setembro. A produção foi feita durante a pandemia.
Clint atua com disposição física e mental admiráveis e dirige com a maestria de sempre esse longa que fala de afeto, sensibilidade e desconstrução da imagem de durão com muito bom humor . Tudo em meio a percalços de um resgate no México onde ele e o garoto sequestrado percorrem trilhas cheias de poeira e perigos.
É interessante notar o foco na passagem do tempo que tem aparecido nos trabalhos mais recentes de Clint Eastwood, alguns com Oscars como “Os Imperdoáveis” e “Menina de Ouro”, além dos elogiados pela crítica “Cowboys do Espaço”, “Gran Torino” e “A Mula”, este último de 2018.
Clint até chegou a pensar em aposentadoria nessa época. Disse que seguiria na direção mas não atuaria mais. Não resistiu ao encantamento de estar nas telonas, à frente do seu público cativo. Sorte nossa!
Confira o trailer de Cry Macho e não poupe aplausos a esse longevo exemplar!
https://www.youtube.com/watch?v=JVc8SI5CAKw
Sobre Clint Eastwood
Clinton Eastwood Jr. nasceu em São Francisco, Califórnia (EUA), no dia 31 de maio de 1930. É ator, cineasta, produtor e compositor e tem ascendência escocesa, holandesa, inglesa e irlandesa. Foi casado duas vezes e tem cinco filhas e dois filhos, de cinco mulheres diferentes. Roxanne Tunis, Maggie Johnson, Jacelyn Reeves, Frances Fisher, e Dina Ruiz. Viveu com a atriz Sondra Locke de 1976 a 1988, sem terem filhos. Tem também dois netos.
Oito filhos de Clint. A mais velha, Laurie, fruto de um relacionamento antigo, que foi dada em adoção, está de volta ao convívio familiar
Clint, durante a adolescência, morou em Piedmont, uma pequena cidade californiana, e estudou na escola técnica Oakland Technical High School, onde se formou em 1949. Depois, trabalhou como frentista em um posto de gasolina, foi bombeiro e tocou piano em um bar de Oakland.
Em 1950 foi convocado ao exército e seu avião caiu em São Francisco. Ele escapou gravemente ferido e ficou por meio ano só empenhado na prestação de depoimentos para a investigação sobre a causa da queda. Este acidente fez com que não fosse convocado para a Guerra da Coreia.
Ganhou quatro vezes o Oscar , como Melhor Diretor e Melhor Filme —, e foi homenageado em 1995, com o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o artista favorito dos americanos e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de “grande sucesso” por cinco décadas consecutivas.
Clint foi membro do partido republicano e eleito prefeito de Carmel-by-the-Sea, Califórnia (1986 a 1988). Possui um campo de golfe, um rancho, um hotel e um restaurante na cidade de Carmel, na Califórnia. Adora jazz e tem uma grande coleção de LPs. Participa do instituto de defesa aos animais
Recebeu inúmeros prêmios e em 6 de dezembro de 2006, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, o indicou ao Hall da fama da Califórnia. No início de 2007, foi condecorado como cidadão de honra na França. Na época, o presidente francês, Jacques Chirac, disse que Eastwood era “O melhor de Hollywood”.
Desde 2014, namora Christina Sandera, 34 anos mais jovem.
_____________________________________________________________________________
Fontes:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Clint_Eastwood
Observatório do cinema
https://observatoriodocinema.uol.com.br/famosos/2020/10/veja-a-verdade-sobre-relacao-de-clint-eastwood-e-namorada-34-anos-mais-jovem
E-Biografia
https://www.ebiografia.com/clint_eastwood/