Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Leitura: Economia prateada: entenda quem compõe esse público e o que buscam
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Finanças, Seguro e Trabalho > Economia prateada: entenda quem compõe esse público e o que buscam
Finanças, Seguro e Trabalho

Economia prateada: entenda quem compõe esse público e o que buscam

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/02/07 at 9:31 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
4 leitura mínima
COMPARTILHAR

Atual geração 60+ se destaca pela resiliência e pelo senso crítico ao comprar produtos ou contratar serviços

O Brasil conta hoje com 34,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que equivale a 16% da população (IBGE 2021). Esse grupo tem parcela importante na economia do país, 25% deles são a única ou a principal renda dos lares brasileiros. Juntos, o público sênior 60+ soma R$ 964 bilhões em renda. Os longevos são uma população em expansão e com participação efetiva no mercado de consumo.

Sergio Duque Estrada, embaixador da Aging 2.0 na America Latina e CEO da ATIVEN Inovação e Longevidade, parceiros de conteúdo da Longevidade Expo+Fórum, explica que a geração sênior está ressignificando o envelhecer, buscando mais conhecimento e recursos para estarem inseridos na sociedade. 

A ATIVEN, em parceria com a Raízes e a SeniorLab, realizou uma pesquisa para traçar e entender o perfil de quem compõe a economia prateada. O estudo, intitulado Bússola 60+, entrevistou 1.464 pessoas em todo Brasil nas faixas dos 30 aos 59 anos e 60+, que é o grupo principal da iniciativa. O primeiro dado revelado pela pesquisa é que a atual geração 60+ está mais engajada com meio-ambiente e inclusão, o que faz com que ela decida pagar mais caro por produtos ou serviços que tenham responsabilidade ambiental e social. 

Outro ponto de destaque da pesquisa Bússola é que esse consumidor é mais exigente e crítico. “Constatamos que os seniors valorizam marcas que ofereçam alternativas que atendam suas necessidades. Eles priorizam o desejo de consumo, estão dispostos a pagar por qualidade e pelo que foi feito pensando neles, porém, também possuem senso crítico elevado”, explica Sergio. 

Ele reforça que a atual geração 60+ carrega um histórico de muitas lutas e conquistas do passado, o que os torna um público mais resiliente.  “Esse grupo criou Woodstock,

Sergio Duque Estrada, embaixador da Aging 2.0 na America Latina e CEO da ATIVEN Inovação e Longevidade

participou de movimentos estudantis, manifestações LGBT, hiperinflação. Todos esses fatos tornaram os 60+ de hoje um público com um pensamento mais avançado e paciente”.

Os longevos são consumidores ativos e abrem espaço para a expansão das silvertechs no mercado. Diversos modelos de serviços e negócios falam diretamente com esse público. O desafio, segundo Estrada, é vencer as barreiras da inclusão social. “É preciso quebrar os paradigmasde que longevo não consome, não se relaciona. Redes como Whatsapp e Facebook são massivamente usadas pelo público 60+. O que precisamos fazer é atender esse grupo de forma personalizada, com um olhar apurado para suas necessidades e com ideias e ferramentas que favoreçam o bem-estar dessa população”, enfatiza. 

Fundada em 2012, a Aging2.0 tem como missão acelerar a inovação para proporcionar um envelhecimento mais saudável e com mais oportunidades. A marca possui hoje mais de 40 mil inovadores e está presente em 31 países. A Aging2.0 participará da quarta edição do Longevidade Expo+Fórum, onde apresentará conteúdos e soluções para as questões longevas.

(Imagens: Divulgação)

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior Inspire, expire: Vamos aprender a respirar?
Próximo artigo George Clooney 61+: O charme da maturidade

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Centro de longevidade e saúde é inaugurado em São Paulo
Destaque 13/11/2025
Yukio Moriguchi: pioneiro da longevidade, deixa legado aos 99 anos
Destaque Longevidade 11/11/2025
Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025
Fórum São Paulo da Longevidade se encerra com reflexões sobre envelhecimento ativo, mercado de trabalho, economia e qualidade de vida
Destaque Longevidade 30/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?