@valeriabursztein

Inspire, expire: Vamos aprender a respirar?

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

E então, vamos aprender a respirar?

 

É muito engraçado, né? Aprender a respirar? Como assim? A gente já não nasce e respira imediatamente, aos berros inclusive???

Pois então, saiba que a gente nasce, cresce e não respira direito. Essa atitude automática pode ser muito melhorada e você pode apostar que um belo aprendizado da respiração controlada pode aumentar muito a energia e aliviar o estresse. Quer ver mais? Vamos lá !

Respire fundo com forte expansão no abdômen. Faça uma pausa. Expire bem devagarinho com a contagem de 1 a 5. Repita quatro vezes. Parabéns, você acabou de acalmar o seu sistema nervoso.

 Durante séculos, praticantes de yoga usaram o controle da respiração para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Buda, por exemplo, foi o grande defensor dessa prática como forma de alcançar a iluminação.

 

Na prática da Yoga, a respiração é o  grande segredo

 

A ciência, no entanto, apenas começou a fornecer evidências de que os benefícios dessa prática antiga são reais. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados à ansiedade, insônia, depressão e transtorno de déficit de atenção.

Mudar conscientemente a maneira de respirar, faz com que um sinal seja enviado ao cérebro para ajustar o ramo parassimpático do sistema nervoso., Consequência quase imediata? Sim, redução da frequência cardíaca e promoção de sentimentos de calma já que o sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, é atingido como uma flecha!!! Respirar devagar e com firmeza faz com que o cérebro receba a mensagem de que tudo está bem.

 

Vamos a três exercícios básicos de respiração para tentar por conta própria:

 

Respiração Coerente

O objetivo é respirar a uma taxa de cinco respirações por minuto, ou seja, inspirar e expirar contando até seis. Se você nunca praticou exercícios de respiração antes, pode ter que trabalhar essa prática lentamente e começar com contagem até três e depois até seis.

1 -Sentado ereto ou deitado, coloque as mãos na barriga; 2 – Inspire lentamente com expansão abdominal e conte até cinco; 3 – Expire lentamente e conte até seis. Pratique de 10 a 20 minutos por dia.

 

Alívio de estresse

1 -Sente-se ereto no chão ou na beirada de uma cadeira.2 -Coloque as mãos na barriga. 3 – Ao inspirar, incline-se para a frente e expanda a barriga.4 – Ao expirar, esprema o ar e curve-se para frente enquanto se inclina para trás; 5 – expire até ficar completamente sem ar. Repita 20 vezes.

 

Respiração energizante

Quando o meio da tarde chegar e você se sentir cansado, levante-se e faça um rápido trabalho de respiração para acordar mente e corpo.

1 – Fique em pé com cotovelos dobrados, palmas das mãos voltadas para cima. 2 – Ao inspirar, puxe os cotovelos para trás, com as palmas das mãos voltadas para cima.3 – Em seguida, expire rapidamente, empurre as palmas das mãos para a frente e vire-se para baixo, enquanto diz “AHHH” em voz alta. Repita rapidamente 10 a 15 vezes.

 

A prática da respiração controlada exige persistência e traz enorme bem-estar

 

RESUMO: Quando inspiramos, o oxigênio que está presente no ar é encaminhado às células do corpo, e ao expirarmos, eliminamos o dióxido de carbono que foi desprendido. O fluxo da respiração se inicia nas narinas, que se aquecem e umidificam o ar no seios paranasais.

 

Depois, elas o enviam para a laringe, seguem até a traqueia e, em seguida, ao tórax que é dividido em dois brônquios principais. A partir dai, o ar segue por meio de vários brônquios até chegarem aos brônquios terminais.

 

O pulmão funciona como se fosse uma máquina mecânica que bombeia e distribui o ar. Ter uma boa capacidade respiratória ajuda no bom funcionamento dos pulmões. São eles que promovem a oxigenação das células e a eliminação do dióxido de carbono.

 

Vale considerar é que, com o passar dos anos, o nosso organismo perde um pouco da capacidade respiratória. Isso quer dizer que, quando envelhecemos acontece a diminuição da massa muscular na região do diafragma e também da massa óssea.

 

Daí a importância de uma respiração controlada !!!

INSPIRA, RESPIRA, NÃO PIRA !!!!

 

 

Fontes:

 

Revista Casa e Jardim

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Bem-Estar/Saude/noticia/2021/02/air-softing-conheca-3-tecnicas-de-respiracao-que-reduzem-ansiedade.html

Hipolabor

https://www.hipolabor.com.br/blog/capacidade-respiratoria/

Viva Bem

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2016/11/16/controlar-a-respiracao-diminui-os-sintomas-da-ansiedade-e-da-depressao.htm

O Globo – Bem Estar (Tradução New York Times)

https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2022/04/saiba-como-aliviar-o-estresse-ou-ganhar-energia-so-com-a-respiracao.ghtml

EcYCLE

https://www.ecycle.com.br/como-lidar-com-a-poluiasao-atmosferica-de-sao-paulo/

(Imagens: divulgação)