Um dos pontos altos da cerimônia de abertura Longevidade Expo+Fórum foi a apresentação especial da Camerata Filarmônica Bachiana, conduzida pelo maestro e pianista clássico João Carlos Martins, 82+. Referência internacional no mundo da música, Martins é atualmente diretor da Bachiana Filarmônica Orquestra e da English Chamber Orchestra e participa do evento desde a sua primeira edição, em 2019.
Na Longevidade 2022, o maestro voltou a emocionar a plateia que lotou o grande auditório do Centro de Convenções Rebouças.
Prêmio Longevidade Personalidade do Ano
Martins foi homenageado com o Prêmio Longevidade Personalidade do Ano e no seu agradecimento ele relembrou a amizade dos fundadores da Longevidade Expo+Fórum, Francisco Santos e a Dra. Waleska Santos, e que eles foram os responsáveis por um dos primeiros convites para voltar a reger uma apresentação na nova fase de sua vida que começou aos 60+.
“ A Longevidade Expo+Fórum congresso mostra que a ciência cura o corpo e a arte cura a alma”, disse o maestro. Mundialmente reconhecido, sobretudo pelas gravações de Bach, Martins destacou que se apresentará no Carnegie Hall, em Nova York (EUA), para comemorar os 60 anos de sua estréia na famosa sala de espetáculos.
O destino do segundo Prêmio Longevidade Personalidade do Ano entregue nesta edição do evento foi o médico gerontólogo, Dr. Alexandre Kalache, que é também é presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil-ILC-BR, bem como codiretor da Age Friendly Foundation. O doutor também foi homenageado com o Prêmio Zilda Arns 2022, que é uma premiação de reconhecimento a pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. O prêmio foi entregue pelo ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha , que faz parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.