@valeriabursztein

Alongamento e aquecimento será que são mesmo importantes?

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Alongar é fundamental. Além de benefícios, traz sorrisos

 

Ah Meu Deus, que preguiça. Já é difícil fazer exercícios diariamente, é preciso mesmo AQUECER e ALONGAR ?

Gente, calma lá ! Todo mundo sabe a importância de sair do sedentarismo para conseguir ter uma vida de qualidade e longeva. Pois então, que tal levantar do sofá, da cama, da cadeira e ir à luta !!! Os benefícios virão quase que imediatamente, estímulos que a endorfina libera e trazem uma sensação MUITO BOA de força e energia.

E para que aquecer e alongar?

 Os músculos que serão usados na atividade física precisam ser nutridos, por isso é importante aquecer para aumentar a temperatura corporal e da circulação sanguínea. Então, como fazer aquecimento?

É muito simples, são exercícios com carga menor do que a habitual por um tempo determinado. 10 minutos já são suficientes para que o corpo fique pronto. São 10 a 15 repetições de cada movimento, veja as sugestões:

  1. Corrida no lugar. Basta correr no mesmo ponto e alternar braços e pernas.
  2. Deslocamento lateral. Dar pequenos saltos para um lado e para o outro. Para reduzir o impacto, também é possível dar um passo largo para um lado e para o outro.
  3. Rotação de tronco. Com as pernas afastadas, girar o tronco para os lados tirando o calcanhar do chão.

 

Polichinelo sempre ´provoca uma boa aquecida

 

  1. Polichinelo. Saltar e afastar as pernas para as laterais enquanto levanta os braços acima da cabeça.
  2. Polissapato.Ao invés de afastar os pés para a lateral, alternar braços e pernas para frente e para trás.

E o alongamento? Marcio Atalla – formado em educação física  e pós graduado em nutrição – destaca que o alongamento é importante para dar uma maior amplitude articular para o corpo. As articulações ficam mais liberadas. O ideal é se alongar todos os dias, mas uma frequência de três a quatro vezes por semana já está de bom tamanho.

 

Marcio garante:“O alongamento é importante porque aumenta a elasticidade e a flexibilidade dos músculos, reduz o risco de lesão, contribui para a correção da postura e para a circulação sanguínea, diminui a tensão muscular e provoca relaxamento.

 

Como fazer? Vamos às dicas:

 

Incline o corpo para trás para alongar as costas. Coloque a mão na lombar e incline o tronco para trás de leve, sem flexionar os joelhos. Fique assim por alguns segundos e, em seguida, volte à posição inicial. Repita de duas a dez vezes. Esse movimento também ajuda a aliviar dores nas costas.

 Deite-se de bruços para alongar as costas. Deite-se de bruços, com os braços dos lados do corpo, e vire a cabeça de lado para começar. Relaxe e, depois de alguns minutos, apoie o peso do tronco nos antebraços — com eles alinhados aos ombros. Respire devagar e fique assim por cinco a dez segundos. Repita de duas a dez vezes.

 Incline o corpo para os lados para trabalhar todos os músculos de uma vez. Coloque os pés no chão. Junte as mãos e estenda-as para além da sua cabeça enquanto inspira. Incline o corpo para a direita a partir da cintura e fique assim enquanto puxa e solta o ar cinco vezes. Em seguida, repita o movimento do outro lado. Não se preocupe com a intensidade: você vai conseguir ir cada vez mais longe! https://pt.wikihow.com/Se-Alongar – _note-3Você pode fazer só uma repetição, mas tente fazer mais se conseguir.

 

 

Lembre-se de alongar o pescoço. Quando alongar, trabalhe desde os tornozelos até os ombros, mas também o pescoço. Gire o pescoço lentamente, primeiro de um lado, e depois do outro.

 

 

Sente-se em uma cadeira e toque os dedos dos pés para alongar o tronco, as costas e as pernas. Incline o tronco para frente até tocar as coxas com o peito (ou bem perto isso) e estenda os braços. Você não precisa tocar os dedos dos pés, mas vá até onde conseguir. Fique assim por cinco a 30 segundos e, depois apoie os braços nas pernas para voltar à posição inicial.https://pt.wikihow.com/Se-Alongar – _note-4 Repita de duas a dez vezes.

Sente-se no chão, junte as pernas e estique os braços para alongar todo o corpo. Sente-se, flexione os joelhos e tente juntar os pés e aproximá-los do corpo em 30 centímetros. Expire e incline o tronco para frente até conseguir apoiar as mãos no chão. Fique assim e respire devagar cinco vezes. https://pt.wikihow.com/Se-Alongar – _note-5Repita duas ou três vezes. Não se preocupe se você ainda não conseguir fazer o alongamento completo. Insista, aos poucos você consegue !!!

 

 

Uma dica bacana para aprimorar o alongamento é praticar yoga e pilates. São atividades físicas que se utilizam de técnicas que vão exigir e desenvolver uma boa elasticidade do corpo.

 

Vamos, coragem. Procure um bom profissional de educação física e vá à luta!!! 

Você não vai se arrepender ! SUCESSO !!!

 

 

Fontes:

Rede D´OR São Luiz

https://www.rededorsaoluiz.com.br/hospital/vivalle/noticias/artigo/a-importancia-dos-alongamentos

Wikihow

https://pt.wikihow.com/Se-Alongar

Marcio Atalla

https://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2018/03/08/alongamento-como-onde-quando-e-por-que/

https://marcioatalla.com.br/dicas/alongamento-3/

Radio CBN

https://m.cbn.globoradio.globo.com/media/audio/376488/qual-diferenca-entre-aquecimento-e-alongamento.htm

Hammer Academia

https://www.hammeracademia.com/blog/2018/02/22/10-beneficios-do-alongamento-muscular.html

SmartFit

https://www.smartfit.com.br/news/fitness/como-fazer-aquecimento-e-evitar-lesoes/?gclid=EAIaIQobChMIlMDH7aXG-AIVCtORCh2NCA4LEAAYASAAEgLP6PD_BwE