Redação e Edição
Analu Oliveira – 80+
Pinus Longaeva, será mesmo a árvore mais antiga do mundo?
Desde criança se aprende a importância das árvores principalmente quem teve o privilégio de nascer e viver no campo. Mas na cidade, a coisa muda, as pessoas muitas vezes esquecem até de erguer os olhos para admirar uma florada nas copas das árvores.
Árvores longevas
Não existe consenso sobre quais seriam as árvores mais antigas do mundo.
Isso porque tudo depende das cross-dating, como são chamadas as técnicas de datação. É preciso avaliar largura e comprimento entre as cores de mesmos anéis de árvore, localização e teste de radiocarbono-14.
Os pesquisadores seguem nessa classificação e cruzamento de dados para conseguir a linha do tempo que remete a milhares de anos.
Por enquanto, vamos destacar algumas dessas árvores longevas, confira!
MILES JUNIPER
A Juniperus occidentalis é nativa do oeste dos Estados Unidos. Tem casca marrom-avermelhado e folhas verdes. O espécime mais tem mais de 1810 anos de idade, e cresce em Sierra Nevada, Califórnia, Estados Unidos.
ROCKY MOUNTAIN JUNIPER
A Juniperus Scopulorum tem folhagem verde-azulada e dá frutos grandes de azul escuro que podem levar até 2 anos para amadurecer. A mais antiga tem 1889 anos de idade e vive no norte do Novo México, Estados Unidos.
SUBALPINE LARCH
A Larix Iyalli tem 1919 anos de idade e está localizada em Kananaskis, Alberta, Canadá. Tem ramos torcidos e espaçados, tronco reto e uma coroa rara e um pouco cônica.
SHP 7
A Pinus balfouriana é uma espécie de pinheiro nativo do Novo Mundo, com 2110 anos de idade, ramos curtos e grossos em diâmetro. Está em Sierra Nevada, Califórnia.
BENNETT JUNIPER
A Juniperus occidentalis tem cerca de 2200 anos de idade, mede 26 m e tem um diâmetro de 3,88 m. Está localizada na Floresta Nacional Stanislaus da Califórnia.
ROCKY MOUNTAIN BRISTLECONE PINE
A Pinus aristata tem 2435 anos de idade, tronco torcido e cor marrom-avermelhada. Fica em Black Mountain, próximo a South Park, Central Colorado, Estados Unidos.
A PRESIDENTE
A Sequoiadendron giganteum tem aproximadamente 3200 anos de idade, dois bilhões de folhas e 247 pés de altura (75,2856 m). Está no Parque Nacional Sequoia de Nevada, nos Estados Unidos, Califórnia.
MATUSALÉM
Esta árvore é também uma Pinus longaeva, e até recentemente era considerada a mais antiga do mundo, com pelo menos 4845 anos de idade. Sua localização exata é mantida sob segredo para evitar vandalismo. Está em Methuselah Grove, na Floresta Nacional Inyo, Califórnia.
PINHO, PINUS LONGAEVA
Essa Pinus Longaeva foi encontrada há pouco tempo e praticamente passou a liderar o ranking das mais antigas. Será mesmo? Ela ainda não tem nome e acredita-se que tenha 5062 anos de idade. Está no White Mountains, Califórnia.
Descoberta Recente
A Fitzroya cupressoides pode ser considerada a árvore mais antiga do mundo e foi descoberta recentemente no alto de uma montanha no Parque Nacional Alerce Costero, na Patagônia chilena: com 4 metros de circunferência e 40 metros de altura, estima-se que tenha 5.484 anos de idade. Recebeu o nome de “Gran Abuelo” ou “Bisavô” e se confirmada, será reconhecida como a árvore viva mais antiga de todo o planeta.
NO BRASIL
Por aqui no país, em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa – também conhecida como “Patriarca da Floresta” – tem idade estimada de 600 anos e é considerada a árvore mais antiga do brasil.
De acordo com Mário Tomazello Filho, Professor Titular do Departamento de ciências florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Patriarca tem uma circunferência de cerca de 11,3 metros (são necessárias dez pessoas para conseguir abraçar o tronco inteiro).
A altura é de 40 metros, as raízes chegam a uma profundidade de 18 metros e o peso bruto foi calculado em 264 toneladas. A Jequitibá-rosa é muito usada para reflorestamento por ter crescimento rápido e atingir 3,5 metros em dois anos de plantio.
RESUMO DA ÓPERA, VIVA A INCRÍVEL NATUREZA!!!
A beleza das árvores merece contemplação e respeito
Fontes:
(Imagens: divulgação)