Tradução, Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
A Veuve Clicquot completa 250 anos e comemora no mundo todo
A Veuve Clicquot completa 250 anos em 2022. E as comemorações vão acontecer durante todo ano em vários países. No Brasil, a famosa marca de champanhe francesa escolheu celebrar no badalado festival Winter Play em junho último, em Jurerê Internacional, Florianópolis.
Barbe-Nicole Ponsardin(1777-1866), a famosa Veuve Clicquot, foi uma mulher ousada e pioneira que conseguiu transformar o mundo e inspirar as gerações até os dias de hoje.
A história conta que tinha tudo para dar errado. Afinal uma garota sem experiência alguma toma a dianteira de um negócio falido, que havia sido fundado pelo seu sogro em 1772. Mas a combinação de força e persistência com um clima favorável acabou por criar essa icônica marca de champanhe que é reverenciada em todo planeta terra.
Mas vamos ao início de tudo. A empresa foi fundada em 1772 por Phillippe Clicquot, que trabalhava com tecidos e tentava diversificar seus negócios com a venda de vinhos de sua cidade natal de Reims, na França. Seu filho, François Clicquot assume o negócio mas morre inesperadamente em 1805 e sua noiva, Barbe-Nicole, decide dar sequência ao trabalho e vira empresária aos 27 anos, numa época em que as mulheres não tinham nem conta nos bancos.
E assim foi. Os novos vinhos Clicquot passaram a ser conhecidos como “Veuve Clicquot”, ou “Widow Clicquot”. A aniversariante Maison Veuve Clicquot está sediada em Reims, a principal cidade da região que dá nome à bebida francesa. Lá ficam guardados 35 milhões de garrafas do liquido dourado.
A Maison, para celebrar seus 250 anos, lançou a campanha global “Good Day Sunshine”, para destacar sua cultura Solaire que expressa uma das convicções da Madame Clicquot de que cada novo dia abre caminhos para construir um futuro mais brilhante. Solaire também representa o amarelo, a cor do sol nascente que está presente em seus rótulos desde 1877.
Sobre as origens do champagne
Indispensável em comemorações e sinônimo de elegância, o espumante é um dos vinhos mais prestigiados do mundo. É feito a partir de três uvas: chardonnay, pinot noir e pinot meunier, proveniente de uma área limitada do nordeste da França, a região chamada Champagne
Vinho espumante. Isso mesmo. O Champagne é um vinho espumante originário da região de Champagne, que fica a 150 quilômetros de Paris. Segundo os historiadores, o vinho dessa região tinha uma efervescência natural que, por incrível que pareça, dava prejuízo porque as garrafas ..poffff, estouravam !!!
Daí concluíram que havia uma gaseificação natural que era provocada pela colheita antecipada das uvas e o consequente engarrafamento do vinho antes da hora. Quem descobriu a bebida há mais de 344 anos foi um monge religioso chamado Dom Pérignon (1638-1715), que cuidava das adegas da Abadia de Hautvilleres, na diocese de Reims na França.
Os vinicultores diziam que alguns tipos de vinhos fermentavam de novo após o engarrafamento. Isso provocava a liberação de gás carbônico e o estouro dos tampões que arrebentavam as garrafas. Dom Pérignon então testou garrafas mais fortes e utilizou rolhas amarradas com arame. Assim foi possível conseguir uma segunda fermentação dentro da própria garrafa.
Conta a lenda que o monge se surpreendeu ao experimentar a bebida e comentou “estou bebendo estrelas”. Depois vieram vários outros aprimoramentos da bebida, um deles por meio de uma mulher chamada de Viúve Clicquot que entrou para história e virou a marca de Champanhe Veuve Clicquot.
Fontes: