Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Leitura: Corrida e Passeio Circuito e Mostra Rios e Ruas serão retomados em 2023
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Destaque > Corrida e Passeio Circuito e Mostra Rios e Ruas serão retomados em 2023
DestaqueSaúde e Bem-Estar

Corrida e Passeio Circuito e Mostra Rios e Ruas serão retomados em 2023

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/03/19 at 7:45 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
7 leitura mínima
COMPARTILHAR

Evento chega à 5ª edição e acontecerá pela primeira vez no novo Parque Bruno Covas, às margens do rio Pinheiros

Interrompido em razão da pandemia, o evento Corrida e Passeio Circuito e Mostra Rios e Ruas será retomado em 2023 com diversas novidades, sempre mantendo seu objetivo central de promover a atividade esportiva a céu aberto, associada à causa ambiental e a ações de caráter artístico-cultural. A prova será realizada dia 24 de setembro, o Dia Mundial dos Rios, sempre o último domingo deste mês.

A primeira inovação será a inclusão das distâncias de 15K e 21K (meia maratona). Com isso, os participantes poderão optar por corridas de 5k, 10k, 15k e 21K, além da caminhada de 3k.

Outra importante novidade será o local onde acontecerá o evento: o novo Parque Bruno Covas, às margens do rio Pinheiros, também conhecido como Parque Linear Novo Rio Pinheiros. Nas quatro edições anteriores a corrida e caminhada aconteciam em bacias de rios que atravessam a cidade de São Paulo, como forma de alertar para a existência de rios soterrados ou encobertos. Elas aconteceram em três etapas: Vale do Anhangabaú e Itororó, percorrendo o Centro Histórico; nascentes do Rio Ipiranga, passando pela Zoológico e Jardim Botânico; e margens do Rio Tietê, no interior do Parque Ecológico do Tietê. Na edição de 2017 aconteceu no Parque Cândido Portinari, às margens do rio Pinheiros. A mudança foi necessária devido à crise de febre amarela.

Se antes a iniciativa carregava uma mensagem de alerta, com o novo local a prova festejará a possibilidade de recuperação de um dos mais importantes rios de São Paulo, que começa a dar sinais de vida. Conforme explica Charles Groisman, idealizador do evento e da plataforma, o Parque Bruno Covas se estende por um trecho do Pinheiros reoxigenado em que as águas são inodoras, já é possível ver algumas espécies de peixes e a natureza é exuberante. “Nesta edição o foco principal será a causa da despoluição e a regeneração da bacia do rio Pinheiros”, explica Groisman, diretor da IdeaAction: Ideias em Movimento, Ideias com Propósito, empresa responsável pela organização da prova.

A iniciativa tem o apoio de personalidades e corporações empenhadas com a recuperação dos rios. Em encontro realizado para anunciar a nova corrida e empresários e lideranças, o CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira, assinalou que “vivemos um momento particular, de clima em constante mudança e da degradação das bacias hidrográficas, em que iniciativas como a Mostra e Circuito Rios e Ruas nos fazem refletir sobre assuntos fundamentais como resiliência hídrica e reforçam a necessidade de uma atuação de liderança conjunta entre o setor privado, os governos e a sociedade civil para solucionar questões como, por exemplo, a escassez hídrica”.

Circuito e Mostra Rios e Ruas

O Circuito Rios e Ruas é uma plataforma de experiências que tem como objetivo conscientizar e educar a população, por meio do esporte, da arte e a cultura, sobre a existência dos rios urbanos invisíveis sob o asfalto, ou até mesmo os cursos de água a céu aberto, que são ignorados pelos cidadãos e que há muito pouco tempo serpenteavam livres pelas cidades.

O projeto foi inspirado na iniciativa socioambiental Rios & Ruas, de Luiz de Campos Jr. e José Bueno, que desde 2010 resgatam da invisibilidade centenas de rios, riachos e córregos por meio de expedições in loco e uma metodologia única. O Circuito Rios e Ruas visa multiplicar e potencializar a experiência para milhares de praticantes ativos de atividades esportivas ao ar livre, principalmente os corredores atletas e amadores que ocupam o espaço das ruas das metrópoles diariamente.

A corrida e caminhada

A corrida e caminhada serão realizadas na pista localizado na margem oeste do rio, ao lado do curso d’água esverdeado, limpo, praticamente sem cheiro e com mudanças de texturas que remetem à paisagem de uma pequena cidade paulista – a ciclovia fica na margem leste -, com largadas no Parque Bruno Covas, próximo à saída da passarela de pedestres que liga o Hub Global a esse parque. As inscrições podem ser feitas acessando o perfil do evento no Instagram (link na bio @cmrr_2023) ou pelo site https://bit.ly/3VyXT5T.

É possível obter todas as informações sobre o CMRR 2023 na página de apresentação inicial do evento na plataforma de inscrições Ticket Sports (www.ticketsports.com.br).

Conforme assinala Charles Groisman, “o Circuito Rios e Ruas visa promover a reconexão c om a natureza e a integração dos rios à paisagem urbana por meio do esporte, da cultura e da arte, trazendo consciência e sensibilizando milhares de participantes, o público intergeracional e os cidadãos urbanos que se movimentam pelas cidades. É um convite para que as pessoas se tornem guardião dos rios urbanos invisíveis, encobertos pelo asfalto, e nesta edição em especial festejamos o processo de resgate e regeneração do rio Pinheiros, vivo e limpo”.

5ª CORRIDA E PASSEIO CIRCUITO RIOS E RUAS

Data: 24 de setembro de 2023

Local: Parque Bruno Covas, margem oeste do rio Pinheiros

Modalidades: corridas de 5k, 10k, 15k, 21k (meia maratona) e caminhada de 3k

Informações e inscrições: No link da bio do nosso perfil no Instagram @cmrr_2023

Retiradas de kits: dias 22 e 23 de setembro na Decathlon, loja Morumbi – Av. Duquesa de Goiás, 381, Real Parque.

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior Longevidade Replay: Conheça vovó Neuza, a influenciadora brasileira de 93 anos
Próximo artigo Profissionais 50+ representam, em média, de 3 a 5% dos colaboradores brasileiros

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Centro de longevidade e saúde é inaugurado em São Paulo
Destaque 13/11/2025
Yukio Moriguchi: pioneiro da longevidade, deixa legado aos 99 anos
Destaque Longevidade 11/11/2025
Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025
Fórum São Paulo da Longevidade se encerra com reflexões sobre envelhecimento ativo, mercado de trabalho, economia e qualidade de vida
Destaque Longevidade 30/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?