Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 80+
Gina Lollobrigida aos 95 anos com propósito de vida: o Senado
Nem a queda em acidente doméstico que resultou no fêmur quebrado conseguiu abalar o firme propósito da atriz Gina Lolobrigida em concorrer ao Senado italiano dia 25 de setembro !
Já operada e em recuperação, Gina está pronta para mais essa conquista! Com 62 anos de carreira, muitos filmes e séries, ela concorre pelo partido Itália Soberana e Popular, uma coligação de esquerda que reúne, também, o Partido Comunista e a Pátria Socialista.
E, com firmeza e entusiasmo, ela disse ao jornal italiano “Corriere della Sera”: “Eu estou farta de ouvir os políticos falarem sem chegar a soluções. Enquanto tiver energia, vou usá-la para coisas importantes, principalmente para o meu país”. E ainda afirmou que se inspirou na trajetória de Mahatma Ghandi
Gina sempre se sentiu “política”. Nos anos 1990, ela concorreu ao Parlamento Europeu, mas perdeu a eleição. Nunca desistiu e se lembra daquela derrota como “uma experiência”: “na vida você pode perder e pode ganhar”. A atriz disputa o cargo com Silvio Berlusconi, 86+, ex-premiê da Itália que foi expulso do Senado em 2013, condenado por fraude.
Vamos acompanhar os resultados !
Sobre Gina Lollobrigida
Luigina Lollobrigida nasceu dia 4 de julho de 1927 em Subiaco, comuna italiana da região do Lácio, província de Roma, com cerca de 8.931 habitantes. É atriz e fotógrafa. Foi casada por 22 anos com Milko Scofic , é mãe de Milko Jr. e avó de Dimitri. Em 2010 casou-se com Javier Rigau, 34 anos mais jovem. Após acusa-lo de fraude, conseguiu anular o casamento.
Sonhava em ser cantora ou pintora e por isso entrou para a Escola de Belas Artes de Roma onde estudou pintura e escultura. Sua beleza, porém, a levou a participar de vários concursos de beleza, em muitos deles vitoriosa, o que chamou a atenção dos cineastas italianos.
Pronto. De repente lá estava ela no cinema quase de “para-quedas” num primeiro papel em Aquila Nera (1946). Afinal, precisava de dinheiro para pagar as aulas de canto. Mas surgiram várias propostas e em muito pouco tempo, Gina já era reconhecida como uma das principais estrelas do cinema italiano, considerada por muitos a “mulher mais bela do mundo”, título, aliás, de um dos seus filmes, La Donna più bella del mondo (1955).
A estreia em Hollywood foi pela mão do cineasta John Huston no filme Beat the Devil (O Tesouro de África, 1954), onde contracenou com Humphrey Bogart. Depois vieram muitos outros sucessos com atores famosos como Anthony Quinn, Burt Lancaster , Steve McQueen, Rock Hudson, Sean Connery e muitos outros. Já nos anos 70, Gina, que continuava belíssima, atuou muito pouco nas telonas e dedicou-se à fotografia, carreira que levou muito a sério por ser muito talentosa. Voltou ao cinema na série Falcon Crest (1984) e em outros filmes europeus produzidos para TV.
Sua última atuação foi em XXL (1997), filme francês estrelado por Gerard Depardieu. Gina continua a trabalhar com fotografia e também gosta de circular pelo mundo e participar dos festivais de cinema. Em 2013, leiloou sua coleção de joias que lhe rendeu cinco milhões de dólares, valor doado para as pesquisas com células tronco. Em 1999 foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).
Fontes
Uol
(Imagens: Divulgação)