Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
Silêncio, por favor. Ouça seu coração
Pode parecer paradoxal!
Mas na verdade, o silêncio pede a palavra para falar mais alto dentro de nós. Como já disse a atriz Bruna Lombardi: “Vivemos na ilusão de participar do barulho. Estamos correndo atrás, em vez de embarcarmos em uma das mais difíceis e corajosas aventuras: a do mergulho profundo dentro de nós”
Por que será que, na maioria das vezes, o silêncio parece pesado e a gente tenta falar qualquer coisa, ligar o som do rádio ou da TV e até começar uma discussão sem sentido?
É preciso reconhecer o poder do silêncio para que se possa ouvir os próprios pensamentos. O pensamento, segundo o professor escocês Thomas Carlyle, não funciona exceto na quietude. Mas é claro que o silêncio absoluto não existe. Há sons acidentais, como os produzidos pelo vento, por aparelhos domésticos e os dos alertas das mensagens de notificação no celular e no computador. Há sons quase inaudíveis, como o do coração que pulsa e o do sangue que corre nas veias.
“É preciso aprender a silenciar”, afirma Gordon Hempton, 69+, ecologista acústico norte-americano. “O silêncio não é ausência de som, mas uma presença, aquilo que se escuta quando cessam os ruídos e barulhos gerados pelo ser humano. Para se tornar um ouvinte melhor, todos os caminhos levam ao silêncio”
Gordon fornece serviços profissionais de áudio para músicos, galerias, museus e produtores de mídia, incluindo Microsoft, Smithsonian, National Geographic, Discovery, National Public Radio. Ele recebeu o prêmio Emmy, em 1992 pelo documentário “Vanishing Dawn Chorus”, uma gravação dos sons do amanhecer ao redor do mundo.
É possível exercitar o silêncio, assim como praticar exercícios físicos, aprender um novo idioma ou um novo instrumento musical.
É desafiador mas vale a pena!
- Comece por parar alguns minutos do dia, nem que seja um minuto.
- Concentre-se apenas na sua respiração, sente-se com a coluna ereta.
- Traga a sua atenção para o movimento que deriva do ato de respirar.
- Tente não se preocupar com os pensamentos que surgem
- Aproveite esse pequeno momento para desfrutar do silêncio.
Depois, que tal colocar em sua vida o dia do silêncio?
Um dia para organizar coisas atrasadas, refletir, recarregar as baterias e ouvir seu coração. E aprender a guardar silêncio sobre seus planos, pelo menos alguns deles. A sabedoria popular diz: “Aquilo que ninguém sabe, ninguém estraga.” Isso não quer dizer esconder tudo de todos e jamais buscar ajuda. Trata-se, mais uma vez, de apenas saber quando é melhor ficar quieto.
Sugestão de livro
Thích Nhất Hạnh foi um monge vietnamita budista, pacifista, escritor e poeta que faleceu aos 95 anos em janeiro de 2022
Fontes: