@valeriabursztein

Grande avanço: Semana Nacional da Longevidade

Um grande avanço para a comunidade longeva foi comemorado: foi colocado na agenda do Congresso Nacional o Projeto de Lei 1239/2022, do Semana Nacional da Longevidade (PSB/PE), que institui a Semana Nacional da Longevidade.

Segundo o texto do PL, fica instituída a “Semana Nacional da Longevidade”, a ser celebrada anualmente, na semana que compreende o dia 1º de outubro, dia em que é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Caberá ao Ministério da Cidadania em conjunto com o Ministério da Saúde, o planejamento e a coordenação das atividades de comemoração para a Semana Nacional da Longevidade.

Outra evolução importante contemplada no PL foi a substituição da palavra idoso por longevo na referência às pessoas com idade superior a cinquenta anos.

Vale menção a outro avanço igualmente relevante, desta vez na esfera estadual, de autoria do Deputado Estadual Campos Machado (Avante/SP) que instituiu no calendário oficial do Estado de São Paulo a Semana Estadual da Longevidade. De acordo com o Projeto de Lei 276/2022, a Semana Estadual da Longevidade tem por finalidade desenvolver e discutir temas de relevância da terceira idade, contemplando os segmentos da cultura, lazer, saúde, educação, legislação, promoção e assistência social, e demais direitos que despertem o interesse do idoso. 

Participação imprescindível no processo foi do presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman, que instiga a discussão em torno do protagonismo dos longevos na dinâmica social, econômica e cultural do país.