Atualmente, 25% dos frequentadores dos shoppings têm idade acima de 45 anos, número que vem crescendo expressivamente ano a ano
A revolução do consumo na economia prateada é uma realidade que exige transformações dos shoppings e lojistas do segmento, afirmou Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), durante participação no no Longevidade Expo+Fórum 2022. “Os empreendimentos e comerciantes precisam estar atentos aos consumidores do público 50+, que estão frequentando e consumindo cada vez mais estes estabelecimentos”, salientou.
Os números impressionam. Atualmente, 25% dos frequentadores dos shoppings têm idade acima de 45 anos, número que vem crescendo expressivamente ano a ano. Cerca de 24% desse público procura os estabelecimentos para superar a sensação de não estar sozinho (acima da média geral que é de 18%) e 67% frequenta pelo menos uma vez por semana (acima da média de 63%). Além disso, 37% tem como principal objetivo fazer compras, acima da média é 32%.
Para Mônica, são dados que merecem atenção, pelas perspectivas positivas que apresentam para ampliar os mercados. “É importante conhecer mais sobre este público, criar ações específicas como a Silver Week e gerar um ambiente em que se sintam representados e acolhidos, tanto pelo shopping como pelas marcas”, destacou.
Roseli Garcia, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, concorda: “É fundamental preparar a loja para atender estes públicos com comodidade para receber o público. Pequenas transformações como tamanho de letras dos anúncios, quando aplicadas, trazem resultados. Os números mostram que este é um mercado promissor que merece toda a atenção de quem quer ampliar os negócios e oferecer soluções diferenciadas”.
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