Os pets invadiram a Longevidade Expo+Fórum e encantaram o público que acompanhou o último dia do evento. A surpresa veio durante um painel que explorou como os animais domésticos ganharam um espaço permanente no coração e nos lares brasileiros.
“O bem que fazemos para o pet, eles retribuem”, essa é a afirmação da médica veterinária, Dra. Carla Alice Berl, que é fundadora da rede de hospitais veterinários PetCare. Ela explica que a companhia dos animais domésticos, em especial cães e gatos, traz benefícios à saúde física e mental comprovados por vários estudos científicos que revelam, por exemplo, como a presença desses animais podem contribuir na liberação de hormônios como endorfinas, dopamina, ocitocina e serotonina que ajudam na sensação de bem-estar, amor e sociabilidade.
A Dra. Carla destaca que o pet tem sido cada vez mais presente na casa dos longevos porque nessa faixa etária é possível dedicar mais tempo para os animais de estimação uma vez que, no geral, a vida financeira já está estabilizada e não há tantas obrigações familiares com filhos pequenos. “O pet ajuda a nos manter ativos e constantemente desafiados. Eu gosto de usar o novo termo ‘pai/mãe de pet’ porque atualmente os animais já estão claramente inseridos no contexto das famílias, são realmente nossos filhos. Só no Brasil 50% das casas tem pets”, disse a veterinária.
Manter uma relação saudável com o pet é um ponto muito importante para os longevos que pensam em adotar um animal de estimação. “Não podemos criar uma dependência emocional com o pet. O animal precisa aprender a conviver socialmente com outras pessoas e ter momentos sozinhos também. Isso vale para o bem dos dois, o pet e a pessoa”, afirmou a Dra. Carla. Ela também deu dicas de cuidado para os longevos de como perceber caso o pet esteja com alguma doença, da escolha do cão ou gato ideal e os cuidados que ajudam a prolongar a vida dos pets.
A Dra. Carla também alertou para as responsabilidades que um animal de estimação traz, em especial, nos aspectos financeiros e de saúde. Segundo ela, o gasto anual com cachorros pode chegar a R$ 5 mil e R$ 1.800 mil para gatos, dependendo do estilo de vida oferecido para os animais, considerando também que a expectativa de vida desses animais é em média de 15 anos.
Para finalizar, o treinador de animais e comportamentalista, Glauco Lima, fez uma dinâmica na prática para mostrar ao público a cachorra Coach, que é treinada para biodetecção com a habilidade para diagnosticar câncer de próstata.
Quer ver este e todos os outros painéis? Acesse tudo o que está acontecendo na Longevidade Expo+Fórum 2022 no YouTube. Clique aqui!