Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • FÓRUM 2025
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
Leitura: Longevidade Replay: Heródoto Barbeiro, Izabella Camargo e Mauro Tagliaferri discutem a representatividade do longevo na mídia e na imprensa
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • FÓRUM 2025
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Conhecimento, Cultura e Tecnologia > Longevidade Replay: Heródoto Barbeiro, Izabella Camargo e Mauro Tagliaferri discutem a representatividade do longevo na mídia e na imprensa
Conhecimento, Cultura e TecnologiaDestaque

Longevidade Replay: Heródoto Barbeiro, Izabella Camargo e Mauro Tagliaferri discutem a representatividade do longevo na mídia e na imprensa

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/04/18 at 1:20 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
5 leitura mínima
COMPARTILHAR

Estereótipos e superficialidade de pautas foram alguns dos temas abordados

Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, é crucial que a mídia brasileira se preocupe em retratar de forma mais justa e diversa os longevos em seus conteúdos. A inclusão de pessoas 60+ na imprensa pode influenciar significativamente a forma como a sociedade enxerga e trata a longevidade, contribuindo para políticas de maior inclusão social e bem-estar. Nessa perspectiva, é fundamental que a mídia trabalhe formas de combater estereótipos e preconceitos ligados ao idadismo, além de promover uma imagem mais realista e humanizada do envelhecimento ativo no país.

Ao lermos jornais de mais de 50 anos atrás certamente vamos nos deparar com outro tipo de longevidade. A manchete do Jornal do Commercio de 4 de agosto de 1960, por exemplo, dizia: “Ônibus entrou na casa humilde e foi apanhar a velhinha de 42 anos”. A reportagem contava sobre um acidente onde o veículo bateu em uma casa e atingiu uma mulher de 42 anos que, para a mídia dos anos 60, já era considerada idosa. 

Passados 60 anos a realidade mudou, mas, mesmo com evidentes avanços nos últimos anos, a mídia brasileira ainda precisa trabalhar a longevidade e a representatividade de forma mais ampla. O tema é frequentemente associado a assuntos restritos, como saúde e aposentadoria, o que, de acordo com comunicadores, atrasa o processo de conscientização e inclusão.

“Esse é um dos principais erros, pois existe toda uma diversidade de temas que cabem muito bem a esse público e não são explorados. É preciso abordar o propósito dos longevos na mídia”, comenta o jornalista Mauro Tagliaferri durante painel especial da Longevidade Expo+Fórum 2022. O encontro reuniu ainda grandes nomes do jornalismo, como Heródoto Barbeiro e Izabella Camargo, para discutir a representatividade da população sênior na imprensa brasileira. 

Veterano dentre os colegas, o jornalista Heródoto Barbeiro faz questão de destacar sua idade. “Eu tenho 76 anos, sou velho, longevo, ou qualquer outra coisa que queiram me chamar. Mas, o fato é que tenho 76 anos e gosto de reforçar isso”, disse aos presentes.

Izabella Camargo completou que a longevidade deve ser celebrada, pois nem todos terão a oportunidade de desfrutá-la. “Infelizmente, o benefício da longevidade não atinge a todos, é preciso que tenhamos essa consciência”.

A jornalista aproveitou o momento para abordar as desigualdades do envelhecimento entre homens e mulheres. “Há um outro fator problemático que é o fato da aparência. O homem grisalho na TV passa credibilidade, autoridade e segurança. Já a mulher grisalha e com suas rugas é chamada de descuidada. É um ponto delicado que precisa ser revisto”, ressalta.

Estereótipo do mau humor – Talvez um dos estereótipos mais cultivados de forma errônea na sociedade seja o do idoso rabugento. Durante o painel, Heródoto Barbeiro falou sobre a importância de combater esse tipo de pensamento e sobre o potencial que a intergeracionalidade pode agregar para ambas as partes. “Credibilidade não é sinônimo de mau humor. Eu dei aulas em cursinhos educacionais para jovens e vi como essa ideia pode atrapalhar. Naquela escola, os alunos é que avaliavam os professores e eu, por ser mais velho, constantemente ficava no final do ranking. Comecei então a estudar como eles me avaliavam e fui ajustando minha postura à realidade deles, até que deu muito certo. Isso é credibilidade, conquistar”, afirma o jornalista. 

A roda de conversa foi encerrada com o emocionante e espontâneo depoimento de Cristina Novaes, uma espectadora que dividiu com os presentes sua experiência no assunto. Aos 77 anos, Cristina foi contratada para ser garota propaganda de uma empresa americana. “É incrível ver que podemos, que temos a chance de estar lá representando e sendo representados”, destaca. 

Veja a íntegra do painel no canal da Longevidade Expo+Fórum noYoutube. Clique aqui.

(Texto: Aline Portfírio / Imagens: Divulgação)

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior Para os gestores públicos, a longevidade começa agora
Próximo artigo Público mais velho não se sente representado pela publicidade

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025
Fórum São Paulo da Longevidade se encerra com reflexões sobre envelhecimento ativo, mercado de trabalho, economia e qualidade de vida
Destaque Longevidade 30/10/2025
O envelhecimento ativo e digno foi tema do encerramento da 7ª edição do Fórum São Paulo da Longevidade
Destaque Longevidade 30/10/2025
Público recorde e temas transformadores marcam primeiros dois dias do Fórum São Paulo da Longevidade 2025
Destaque Longevidade 28/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?