Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
Afinal o que é exatamente o Metabolismo?
Metabolismo é o nome dado ao conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo. Os especialistas da MayoClinic, organização americana de saúde sem fins lucrativos, esclarecem que metabolismo é o processo pelo qual o corpo converte o que você come e bebe em energia.
O corpo, mesmo em repouso, continua a usar energia para funções básicas, como respiração, circulação sanguínea e reparo celular. Essa energia é chamada de taxa metabólica basal, um fator chave para manter a forma e o controle de peso.
Com certeza você já ouviu dizer que o metabolismo é o culpado pelos “quilinhos a mais”, mas na verdade é um assunto natural que se acentua com o envelhecimento. Fatores como genética, sexo, composição corporal e níveis hormonais, são responsáveis pelo metabolismo que se altera nas diferentes fases da vida, da infância à longevidade.
A nutricionista Anabella Famiglietti explica que os adultos após os 50 anos, tem um metabolismo mais lento, por conta de fatores como:
- Diminuição da massa magra e aumento da gordura corporal: o conjunto de lipídios responsáveis pela reserva energética do corpo diminui cerca de 1% ao ano após os 50 anos.
- Desregulação alimentar: Com a idade, sabor e aroma se modificam, a sensação de sede diminui e surge a tendência à desidratação. E também há a influência de outros fatores sociais, como ingestão de medicamentos, isolamento e depressão.
Depois dos cinquentinha, a pessoa precisa de menos energia e acumula muito mais reservas na forma de gordura. Mas calma lá!!! Existem métodos e hábitos que podem ajudar a acelerar o metabolismo. Vamos a eles!
Consumo de proteínas
O metabolismo aumenta cada vez que você come, digere e armazena alimentos; a proteína tem um efeito térmico maior em comparação com as gorduras e os carboidratos, porque leva mais tempo para ser absorvida. Consuma sempre frango, carne vermelha ou peixe, entre outras proteínas. Mas é importante também consumir fibras no pão integral, nas frutas, nos cereais, na lentilha, entre outros. Verduras e legumes aceleram o metabolismo em mais 25%.
Bebidas quentes ou frias
O consumo moderado de bebidas estimulantes e quentes, como café e chá, favorece a estimulação gástrica e a queima de energia porque geram gasto maior de gordura do que outras bebidas. A ingestão de água fria acelera o metabolismo (1.5 litro por dia).
Comida picante
Um estudo da Universidade de Cambridge descobriu que alimentos como cominho, gengibre, cúrcuma, canela, açafrão, pimentão e pimenta podem aumentar a taxa metabólica de repouso e diminuir o apetite.
Dormir mais de sete horas
A falta de sono gera mais cortisol, que é o hormônio que descontrola a sensação de fome e saciedade, causando a vontade de comer. Bom sono é obrigatório!
Exercícios físicos
A recomendação é caprichar no treinamento aeróbico que é a prática da caminhada, corrida, ciclismo ou natação (um pouco de musculação também é ótimo!).
A saúde está associada à energia que liga de manhã, metaboliza conforme a necessidade durante o dia e desliga adequadamente à noite.
Quanto mais sincronizado você estiver, mais energia terá e melhor o seu metabolismo funcionará!!
ACELERA, GALERA!
Confira o vídeo sobre metabolismo da PrOfessora Rafaela Lima
Fontes
(Imagens: Divulgação)