Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 79+
Milan Kundera, escritor tcheco, cidadão francês desde 1980
Milan Kundera é um escritor chegado ao mistério. Sabe por que? Dificilmente é visto em público e não dá entrevistas. Mas seu trabalho grandioso é reconhecido no mundo inteiro. Com frequência surgem boatos sobre sua morte, felizmente ele está vivo e bem !
Aos 93 anos completados em 1 de abril, o autor nasceu em Brnö, na antiga Checoslováquia, mudou-se para Paris em 1975 e foi naturalizado francês em 1981.Sua primorosa e vasta obra envolve o romance, o ensaio e a poesia, o que lhe valeu reconhecimento como um dos mais importantes escritores do século XX.
“Sentiu um peso, mas não era o peso do fardo e sim da insustentável leveza do ser.” Milan Kundera
A Insustentável Leveza do Ser é seu livro mais aclamado pelos leitores e pela crítica, e foi o que o colocou em evidência internacional. Conquistou muitos prêmios entre os quais: o Prémio Médicis (1973), o Prémio Mondello (1978), o Prémio Common Wealth (1981), o Prémio Jerusalém (1985) e o Prémio Independent de Literatura Estrangeira (1991).
A obra conta a história de quatro personagens que vivem o clima da tensão política no cenário da primavera de Praga com a invasão russa de 1968. O livro foi adaptado para o cinema, pelo diretor Philip Kaufman, com os atores Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche e Lena Olin no elenco. O filme recebeu duas indicações ao Oscar.
Primeiro romance
Em seu primeiro romance, “A Brincadeira”, Kundera colocou sátira e política sobre o totalitarismo do período comunista. Por isso foi colocado na lista negra do partido e suas obras foram proibidas imediatamente após a invasão soviética.
Em 12 de junho de 2021, Milan Kundera recebeu o prestigioso Prêmio Franz Kafka, que antes homenageou Philip Roth, Margaret Atwood, Peter Handke e Eduardo Mendoza, entre outros. Kundera não compareceu à Embaixada da França em Praga e o prêmio foi recebido, em nome dele, pela tradutora de sua obra francesa para o tcheco, Anna Kareninova.
Sobre Milan Kundera
Milan Kundera nasceu em Brno, antiga Tchecoslováquia, atual República Tcheca, no dia 1 de abril de 1929. É filho de Ludvik Kundera, pianista, musicólogo e diretor da Academia de Brno com quem aprendeu a tocar piano. O estudo da música o influenciou muito no que viria a ser sua obra literária. No ensino médio escreveu seus primeiros poemas. Na Charles University de Praga, estudou literatura e estética, transferiu-se depois para a Faculdade de Cinema na Academia de Praga. Em 1948 A filiação ao Partido Comunista, aconteceu em 1948 e já em 1950 foi expulso por supostas atividades contra o partido.
Formado em 1952, passou a ser assistente e depois professor de História do Cinema na Academia de Música e Arte Dramática e na sequência, lecionou no Instituto de Estudos Cinematográficos de Praga.
Trabalhou como tradutor, escreveu poemas, ensaios e peças de teatro. Seus primeiros trabalhos poéticos foram pró-comunistas. Em 1967 casou-se com Vera Hrabankova, economista e professora, com quem vive até hoje.
Vera e Milan Kundera, união eterna
Milan Kundera reafirmou publicamente que deseja ser entendido como um romancista em termos gerais, não um escritor político. O futuro dirá!
MUITOS VIVAS A KUNDERA !!!
Fontes
Media Mass
https://pt.mediamass.net/famosos/milan-kundera/boato-da-morte.html
https://www.instagram.com/p/Cb0TG4rO07u/?utm_medium=share_sheet
Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Milan_Kundera
EBiografia
https://www.ebiografia.com/milan_kundera/
EM Noticia
UOL Educação
https://educacao.uol.com.br/biografias/milan-kundera.htm
El País
https://brasil.elpais.com/cultura/2021-06-12/o-enigma-milan-kundera-o-classico-fugidio.html
Cinema/7Arte
(Imagens: divulgação)