Redação e edição
Analu Oliveira – 79+
Basta um gesto, um aperto de mãos silencioso. É gratidão !
Para você, o que é GRATIDÃO? Acha que basta dizer o convencional “obrigado (a)” quando recebe um bom atendimento ou uma gentileza?
Nada disso. Gratidão é VALORIZAÇÃO. É muito mais do que apreciar bons gestos das pessoas, é transmitir uma força positiva sobre a vida em geral, é manter os olhos bem abertos para tudo que acontece à sua volta. Dia de sol? Lua cheia? Chuva boa e necessária? Flores que brotam no seu jardim, na sua janela?
Ou serão sua família ou seu trabalho? Ou quem sabe as próximas férias com a viagem dos sonhos? E mais: gratidão pelas vitórias dos outros, colegas de trabalho, amigos próximos ou nem tanto, pequenas ou grandes conquistas do dia a dia. Tudo é motivo de gratidão, mesmo silenciosa, de você consigo mesma.
Por que a gratidão é poderosa?
É poderosa porque é capaz de tirar o foco de algo negativo que tenha acontecido. Porque traz o olhar para o positivo que mostra como é bom e suficiente o que já temos. Porque expulsa a insatisfação, o mau humor e a tristeza.
Na verdade, a gratidão NÃO TEM SEGREDOS !!!
Só benefícios. Confira !!!
1 – Alivia o estresse
Um estudo realizado em 2017 e publicado no jornal Scientific Reports analisou os batimentos cardíacos de um grupo de pessoas antes, durante e depois que elas experimentaram a sensação de gratidão. O resultado mostrou que os participantes tiveram uma redução no número de batimentos, ficaram mais calmos e menos ansiosos.
2 – Gera emoções positivas
Especialistas descobriram que a gratidão é capaz de levar a um aumento na produção de dopamina e serotonina, hormônios ligados ao bem-estar e à felicidade. Assim, quando uma pessoa se sente grata, experimenta outras emoções e sensações positivas, o que impacta em seu comportamento, suas escolhas e toda a sua vida.
3 – Fortalece relacionamentos
Ao adotar o hábito de se sentir grato pelas coisas, a gente aprende também, a valorizar ainda mais os entes queridos, o que fará com que se dê mais atenção a eles e invista no estreitamento desses laços.
4 – Ajuda a promover a empatia
Outro estudo, dessa vez publicado na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, mostrou que indivíduos que praticam a gratidão com frequência possuem certos corpos celulares mais fortes do que os demais. Esses corpos estão ligados à percepção em relação às intenções dos outros. Isso significa que a gratidão ajuda a promover a empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro para imaginar como ele se sente.
5 – Melhora a saúde física e emocional
A gratidão é mais do que um sentimento bonito, ela é capaz de beneficiar a saúde, corpo e mente. Quanto mais uma pessoa é grata, mais equilibrada psicologicamente ela tende a ser, o que a leva a adotar um estilo de vida mais saudável e procurar ajuda logo que percebe que há algo de errado em seu corpo, como quando surge qualquer sintoma.
6 – Torna as pessoas menos materialistas
A gratidão é uma ótima forma de evitar que a gente se torne um indivíduo materialista, pois nos leva a agradecer por cada pequena coisa do dia a dia, desde um céu azul até um simples sorriso de alguém.
7 – Ajuda a reconhecer o quanto se tem
Por meio da gratidão, passamos a dar o devido valor a tudo o que possuímos e desfrutar de cada detalhe.
8 – Fortalece a autoestima
Em vez de ressaltar nossos defeitos, aprendemos a valorizar muito mais nossas qualidades e tudo o que já temos.
9 – Reduz o risco de depressão
Tudo que já foi dito colabora para a redução do risco de depressão. A autoestima se fortalece bem como a maior conexão com os outros.
10 – Traz uma visão mais positiva da vida
Agradecer por tudo traz mais amor à própria vida e estimula a concretização dos objetivos e sonhos.
E agora vamos às dicas valiosas para praticar a gratidão
1 – Aprenda a apreciar tudo
Não espere grandes acontecimentos. Aprecie tudo à sua volta, coisas pequenas ou grandes.
2 – Experimente a gratidão todos os dias
Exerça a gratidão diariamente. Acordei, estou vivo e saudável. Experimente escrever um diário antes de dormir e coloque no papel pelo menos três motivos pelos quais se sentiu grato nas últimas 24 horas. Experimente e veja como esse exercício é poderoso.
3 – Mantenha-se no momento presente
Fique conectado com o que acontece AGORA, esqueça o celular, o computador, as redes sociais. Valorize cada minuto do seu dia. Explore seu lado artístico: faça um poema, componha uma música, faça um desenho, uma pintura ou um artesanato.
4 – Expresse sua gratidão
Não basta SENTIR gratidão, é preciso expressá-la. Diga, fale, compartilhe e a multiplicação acontecerá.
5 – Substitua reclamação por gratidão
Sabe o jogo do contente? É o segredo da Polyanna, livro de Eleanor H. Porter que consiste em buscar o lado bom de cada situação. Por exemplo: se você percebe que está desanimado porque está frio, porque chove e você precisa sair para trabalhar, lembre-se de que pelo menos tem um trabalho e que muita gente não tem.
6 – Conecte-se com amigos e familiares
Como seres sociais que somos (e como sofremos nesses 2 anos de pandemia), precisamos estar conectados com as pessoas, amigos, familiares, vizinhas e até estranhos que cruzam nosso caminho.
7 – Substitua reclamação por gratidão
Sabe o jogo do contente? É o segredo da Polyanna, livro de Eleanor H. Porter que consiste em buscar o lado bom de cada situação. Por exemplo: se você percebe que está desanimado porque está frio, porque chove e você precisa sair para trabalhar, lembre-se de que pelo menos tem um trabalho e que muita gente não tem.
8 – Pare de se comparar
Quando a gente se compara a alguém, a tendência é sentir-se inferior,.
“O segredo da felicidade é contar suas bênçãos enquanto outros estão somando seus problemas”. Pense nisso!
Avós, bisavós, trisavós, tetravós, pentavós e o sempre crescente número de famílias que compõem nossa ascendência, nos fazem repetir a mesma frase: não chegaríamos aqui à toa.
Mas, acima de tudo, despertam o sentimento que deveria reger toda a humanidade, o da gratidão.
Fontes:
Ibccoaching
Vida Simples
https://vidasimples.co/ser/o-poder-da-gratidao/
Portal Terra
(Imagens: Divulgação)