@valeriabursztein

O poder da gratidão

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Basta um gesto, um aperto de mãos silencioso. É gratidão !

 

Para você, o que é GRATIDÃO? Acha que basta dizer o convencional “obrigado (a)” quando recebe um bom atendimento ou uma gentileza?

Nada disso. Gratidão é VALORIZAÇÃO. É muito mais do que apreciar bons  gestos das pessoas, é transmitir uma força positiva sobre a vida em geral, é manter os olhos bem abertos para tudo que acontece à sua volta. Dia de sol? Lua cheia? Chuva boa e necessária? Flores que brotam no seu jardim, na sua janela?

Ou serão sua família ou seu trabalho? Ou  quem sabe as próximas férias com a viagem dos sonhos? E mais: gratidão pelas vitórias dos outros, colegas de trabalho, amigos próximos ou nem tanto, pequenas ou grandes conquistas do dia a dia. Tudo é motivo de gratidão, mesmo silenciosa, de você consigo mesma.

Por que a gratidão é poderosa?

 

É poderosa porque é capaz de tirar o foco de algo negativo que tenha acontecido. Porque traz o olhar para o positivo que mostra como é bom e suficiente o que já temos. Porque expulsa a insatisfação, o mau humor e a tristeza.

 

 

Na verdade, a gratidão NÃO TEM SEGREDOS !!!

Só benefícios. Confira !!!

 

1 – Alivia o estresse

Um estudo realizado em 2017 e publicado no jornal Scientific Reports analisou os batimentos cardíacos de um grupo de pessoas antes, durante e depois que elas experimentaram a sensação de gratidão. O resultado mostrou que os participantes tiveram uma redução no número de batimentos, ficaram mais calmos e menos ansiosos.

2 – Gera emoções positivas

Especialistas descobriram que a gratidão é capaz de levar a um aumento na produção de dopamina e serotonina, hormônios ligados ao bem-estar e à felicidade. Assim, quando uma pessoa se sente grata, experimenta outras emoções e sensações positivas, o que impacta em seu comportamento, suas escolhas e toda a sua vida.

3 – Fortalece relacionamentos

Ao adotar o hábito de se sentir grato pelas coisas, a gente aprende também, a valorizar ainda mais os entes queridos, o que fará com que se dê mais atenção a eles e invista no estreitamento desses laços.

4 – Ajuda a promover a empatia

Outro estudo, dessa vez publicado na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, mostrou que indivíduos que praticam a gratidão com frequência possuem certos corpos celulares mais fortes do que os demais. Esses corpos estão ligados à percepção em relação às intenções dos outros. Isso significa que a gratidão ajuda a promover a empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro para imaginar como ele se sente.

5 – Melhora a saúde física e emocional

A gratidão é mais do que um sentimento bonito, ela é capaz de beneficiar a saúde, corpo e mente. Quanto mais uma pessoa é grata, mais equilibrada psicologicamente ela tende a ser, o que a leva a adotar um estilo de vida mais saudável e procurar ajuda logo que percebe que há algo de errado em seu corpo, como quando surge qualquer sintoma.

6 – Torna as pessoas menos materialistas

A gratidão é uma ótima forma de evitar que a gente se torne um indivíduo materialista, pois nos leva a agradecer por cada pequena coisa do dia a dia, desde um céu azul até um simples sorriso de alguém.

7 – Ajuda a reconhecer o quanto se tem

Por meio da gratidão, passamos a dar o devido valor a tudo o que possuímos e desfrutar de cada detalhe.

8 – Fortalece a autoestima

Em vez de ressaltar nossos defeitos, aprendemos a valorizar muito mais nossas qualidades e tudo o que já temos.

9 – Reduz o risco de depressão

Tudo que já foi dito colabora para a redução do risco de depressão. A autoestima se fortalece bem como a maior conexão com os outros.

10 – Traz uma visão mais positiva da vida

Agradecer por tudo traz mais amor à própria vida e estimula a concretização dos objetivos e sonhos.

E agora vamos às dicas valiosas para praticar a gratidão

 

1 – Aprenda a apreciar tudo

Não espere grandes acontecimentos. Aprecie tudo à sua volta, coisas pequenas ou grandes. 

2 – Experimente a gratidão todos os dias

Exerça a gratidão diariamente. Acordei, estou vivo e saudável. Experimente escrever um diário antes de dormir e coloque no papel pelo menos três motivos pelos quais se sentiu grato nas últimas 24 horas. Experimente e veja como esse exercício é poderoso. 

3 – Mantenha-se no momento presente

Fique conectado com o que acontece AGORA, esqueça o celular, o computador, as redes sociais. Valorize cada minuto do seu dia. Explore seu lado artístico: faça um poema, componha uma música, faça um desenho, uma pintura ou um artesanato.

 

Exercitar a arte eleva o sentimento da gratidão

4 – Expresse sua gratidão

Não basta SENTIR gratidão, é preciso expressá-la. Diga, fale, compartilhe e a multiplicação acontecerá.

5 – Substitua reclamação por gratidão

Sabe o jogo do contente? É o segredo da Polyanna, livro de Eleanor H. Porter que consiste em buscar o lado bom de cada situação. Por exemplo: se você percebe que está desanimado porque está frio, porque chove e você precisa sair para trabalhar, lembre-se de que pelo menos tem um trabalho e que muita gente não tem.

 

Conviver, interagir, compartilhar. Tudo isso estimula a gratidão

6 – Conecte-se com amigos e familiares

Como seres sociais que somos (e como sofremos nesses 2 anos de pandemia), precisamos estar conectados com as pessoas, amigos, familiares, vizinhas e até estranhos que cruzam nosso caminho.

7 – Substitua reclamação por gratidão

Sabe o jogo do contente? É o segredo da Polyanna, livro de Eleanor H. Porter que consiste em buscar o lado bom de cada situação. Por exemplo: se você percebe que está desanimado porque está frio, porque chove e você precisa sair para trabalhar, lembre-se de que pelo menos tem um trabalho e que muita gente não tem.

8 – Pare de se comparar

Quando a gente se compara a alguém, a tendência é sentir-se inferior,.

“O segredo da felicidade é contar suas bênçãos enquanto outros estão somando seus problemas”. Pense nisso!

 

Avós, bisavós, trisavós, tetravós, pentavós e o sempre crescente número de famílias que compõem nossa ascendência, nos fazem repetir a mesma frase: não chegaríamos aqui à toa.

Mas, acima de tudo,  despertam o sentimento que deveria reger toda a humanidade, o da gratidão.

 

Fontes:

Ibccoaching

https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-o-poder-da-gratidao-e-confira-dicas-de-como-aumenta-la/#:~:text=Especialistas%20descobriram%20que%20a%20gratid%C3%A3o,e%20toda%20a%20sua%20vida.

Vida Simples

https://vidasimples.co/ser/o-poder-da-gratidao/

Portal Terra

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/5-formas-de-exercitar-a-gratidao,b468680e9a1128194eeddfcbb6ba5fdfblxjhwuw.html

(Imagens: Divulgação)