Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Leitura: Os milagres do cérebro após os 60+: Criatividade aumenta 
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Longevidade > Os milagres do cérebro após os 60+: Criatividade aumenta 
LongevidadeSaúde e Bem-Estar

Os milagres do cérebro após os 60+: Criatividade aumenta 

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/02/07 at 9:31 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
5 leitura mínima
COMPARTILHAR

Tradução, redação e edição

Contents
Após os 60 anos o cérebro ganha flexibilidadeAnime-se !!!! É fato!!!Portanto, a recomendação é: Nada de ter medo do envelhecimento !!!

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

 

Após os 60 anos o cérebro ganha flexibilidade

Anime-se !!!! É fato!!!

 

 

Resultados de estudos seríssimos da George Washington School of Medicine and Health Sciences (Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade de Washington) concluíram que o cérebro de uma pessoa longeva é muito mais prático do que se acreditava até agora. E saibam que essa universidade está situada entre as líderes mundiais em educação e pesquisa !!!

Vamos detalhar a boa nova: por volta dos 60 anos de idade, a interação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro torna-se harmoniosa, o que expande nossas possibilidades criativas. Assim podemos entender por que encontramos muitas personalidades que começam a exercer atividades criativas por volta desta idade. Além disso, ao atingir esta faixa etária, as pessoas conseguem usar os dois hemisférios ao mesmo tempo, o que permite a resolução de problemas muito mais complexos.

 

Após os 60+ conseguimos usar os 2 hemisférios ao mesmo tempo

Sabemos que, com a idade, nosso cérebro perde a rapidez que tinha na juventude, porém há uma vantagem enorme: ele ganha em flexibilidade e  oferece maior probabilidade para a tomada de decisões certas e fuga das emoções negativas.

Aos 60 anos o nosso cérebro começa a funcionar com força total. A explicação científica vem de uma substância chamada mielina, cuja quantidade aumenta com o tempo, facilita a passagem rápida de sinais entre os neurônios e aumenta em 300% as habilidades intelectuais.

 

O cérebro precisa de exercícios. Jogos de tabuleiro são ótimos para isso

 

A Universidade de Montreal (Canadá) possui um Instituto de Geriatria, que também tem desenvolvido pesquisas sobre o assunto. Um dos principais pesquisadores, o professor Monchi Oury, acredita que o cérebro das pessoas idosas é bem inteligente: “escolhe” o caminho que consome menos energia, elimina o que considera desnecessário e somente mantém as opções corretas para solucionar problemas que se apresentem.

Isso foi provado por um estudo do qual participaram pessoas de diferentes faixas etárias e cujo resultado mostrou que os jovens ficavam confusos ao serem confrontados pelos testes, enquanto os maiores de 60 anos apresentavam as soluções corretas.

Vamos observar que:

  • Os neurônios não morrem, como parece ser um consenso geral. O que acontece é que as conexões entre eles desaparecem naquelas pessoas que não se envolvem em trabalhos mentais nesta faixa etária.
  • A distração e o esquecimento acontecem por causa do excesso de informações. Mais um motivo para evitar bobagens e ninharias desnecessárias e praticar o desapego mental.
  • A partir dos 60 anos as pessoas conseguem tomar decisões muito mais coerentes, pois não utilizam somente um ou outro hemisfério do cérebro: conseguem utilizar ambos ao mesmo tempo.
  • Os chamados idosos que levam um estilo de vida saudável, fazem exercícios e mantêm plena atividade mental, NÃO têm suas habilidades intelectuais diminuídas com a idade. Ao contrário, elas até CRESCEM, podendo até atingir um pico entre os 80 e 90 anos.

 

Portanto, a recomendação é: Nada de ter medo do envelhecimento !!!

Celular na mão, conectividade com família e amigos é fundamental

 

O professor Monchi Oury afirma: “Esforcem-se para se desenvolverem intelectualmente, aprendam novos trabalhos manuais, façam música, aprendam a tocar instrumentos musicais, pintem quadros!  Dancem! Mostrem interesse pela vida, encontrem-se e se comuniquem com amigos, façam planos para o futuro, viajem da melhor maneira que puderem.  Não deixem de ir a lojas, cafés, shows.  Não se calem sozinhos: isso é destrutivo para qualquer pessoa, independente da idade. Vivam de acordo com o pensamento: todas as coisas boas ainda estão à sua frente”!

 

 

 

 

Fontes

Exame – New England Journal Of Medicine

https://exame.com/colunistas/empreender-liberta/a-incrivel-capacidade-do-cerebro-depois-dos-60-anos/

Isto É Dinheiro

https://www.istoedinheiro.com.br/envelhecimento-cientistas-acreditam-que-cerebro-fica-melhor-com-idade/

APasc

https://apasc.com.br/noticias_ler.php?idn=1&id=202#:~:text=Com%20o%20tempo%2C%20a%20quantidade,2%20hemisf%C3%A9rios%20ao%20mesmo%20tempo.

(Fotos: divulgação) 

MARCADO: #longevidade, #saudesempre
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior Mulheres Fantásticas: Anna Endler, 90+ e Diana Kroeger, 77+
Próximo artigo Consumidores longevos atentos à discriminação

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Maturi completa 10 anos e se consolida como referência na inclusão de profissionais 50+ no Brasil
Destaque 12/12/2025
Centro de longevidade e saúde é inaugurado em São Paulo
Destaque 13/11/2025
Yukio Moriguchi: pioneiro da longevidade, deixa legado aos 99 anos
Destaque Longevidade 11/11/2025
Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?