@valeriabursztein

Pessoa desorganizada, Eu??

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Quem é desorganizado aqui? Eu entendo minhas coisas !

 

Algumas pessoas são organizadas por natureza, sejam homens ou mulheres. Não tem essa de dizer que “mulheres são mais organizadas do que os homens”. Pura balela. Pois então, para muitos, organização é uma luta, briga de foice mesmo. E o cenário vai desde o quarto até a sala e, claro, chega à cozinha com aquela pia desesperadora !

 

E essa pia lotada que pede socorro?

 

Por trás da falta de organização estão algumas causas que, identificadas, são de fácil correção. Os especialistas destacam algumas situações, vamos ver:

Insegurança.  Dependência ou apego exagerado às coisas materiais que tornam “suas coisas” fonte de segurança. Desfazer-se delas traz sentimentos de medo e ansiedade. Resultado: acúmulo e, consequentemente, desordem. Uma situação como essa dificulta, além da própria pessoa, qualquer outra que conviva com ela.

Falta de equilíbrio. Uma das grandes preocupações do ser humano é dar conta da demanda do dia a dia; seja na vida pessoal, profissional e social. Surge a falta de equilíbrio e em seguida, a desorganização.

Multitarefas. A pessoa desorganizada sempre acha que pode e deve fazer mil coisas ao mesmo tempo. E não consegue concluir bem nenhuma delas.

Foco  e concentração são as recomendações principais.

Procrastinar, adiar, empurrar com a barriga. Sempre deixar para depois o que leva a pessoa a escolher horários impróprios que tiram a produtividade.

Excesso de desculpas. Os desorganizados, homens e mulheres, vivem com desculpas o tempo todo para justificar atrasos, erros e esquecimentos. Isso os torna cada vez mais frustrados, aflitos…e desorganizados…

“Valor sentimental”. Sabe aquele tipo de pessoa que guarda coisas que, para ela, tem um significado especial? Pois é: apego, insegurança, medo de mudança. Vire a página. Pode dar uma dorzinha no início mas depois é um grande alívio.

 

Bem pessoal, animem-se porque tem jeito para tudo.

Aqui vão algumas sugestões que vão facilitar sua vida, pode acreditar !

 

 

Isso, sem falar nas orientações fabulosas e fáceis da MARIE KONDO, especialista internacional em organização, entrevistada no “Conversa com Bial”, no dia 04 de maio

 

1.    Papel e caneta nas mãos (ou a tela de seu celular). Faça uma lista das atividades ou coisas que precisa fazer. Numere de acordo com a prioridade de cada uma.

2.    Faça uma tarefa de cada vez. Assim, você  mantém o foco e conclui mais rápido o assunto.

3.    Anote sempre tudo: compromissos, datas importantes, reuniões, tudo o que for relevante. Use agenda, bloquinho e até POST-ITS colados à sua frente em local de trabalho.

4.    Aprenda a dizer não. Pense nas pendências antes de aceitar novas atividades.

5.    Trabalhe com planejamento. Hoje, programe as tarefas de amanhã. O tempo será otimizado, com certeza !

6.    Estabeleça objetivos e avalie o verdadeiro significado da atividade que precisa realizar.

7.    Mude hábitos e reveja comportamentos. Pode haver interferência nos seus planos e você nem notou por estar na rotina de sempre.

8.    Sabe aquela sua zona de conforto? Saia fora dela imediatamente. Você vai ver que será uma evolução incrível.

 

Identificar as causas da falta de organização é o primeiro passo para colocar as coisas nos seus devidos lugares

 

 

Sobre Marie Kondo

Marie Kondo nasceu em Toquio, no Japão dia 09 de outubro de 1984. É uma especialista em organização pessoal, empresária e escritora. Ela já escreveu quatro livros sobre organização pessoal, que venderam milhões de cópias e foram traduzidos do japonês para mais de 40 idiomas, inclusive coreanochinêsindonésioalemãosuecoportuguês, francês, espanhol e inglês. A revista Time a incluiu na lista de cem pessoas mais influentes do planeta.

 

 

Dois de seus livros foram lançados no Brasil :

A Magica da Arrumação e Isso me traz Alegria

 

O método todo da Marie é bastante simples: descarte aquilo que não te traz alegria e, o que sobrar, arrume um lugar certo para cada coisa. No final das contas, isso é organização pura e simples, não “o método da Marie”.

 

Fontes:

Wikipedia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Kondo

PSICOTER

https://psicoter.com.br/sou-muito-desorganizado-como-posso-melhorar/

Aleteia

https://pt.aleteia.org/2017/11/09/voce-e-uma-pessoa-desorganizada-saiba-o-que-esta-por-tras-deste-comportamento/

GShow – G1

https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv-e-famosos/noticia/marie-kondo-a-mais-bem-sucedida-especialista-em-organizacao-pessoal-do-mundo-da-dicas-de-arrumacao.ghtml

(Imagens: Divulgação)