17 de Junho de 2019 às 06:00
Fábio Gastal, superintendente de Informação, Inovação e Novos Negócios da Seguros Unimed, concedeu entrevista para a Longevidade Expo + Fórum sobre a relevância de participar do evento e o lançamento da Silver Week, a importância do investimento neste setor e a influência do público maduro nos negócios da companhia.
Por que investir no mercado da Longevidade?
Fábio Gastal: O investimento no mercado da Longevidade é um compromisso ético e sustentável com a sociedade. Entendemos como saudável um mundo em que as pessoas possam viver mais e melhor, com mais saúde e mais felicidade. E a saúde financeira também é dimensão indissociável desse modo de viver.
Qual a participação do público maduro no seu negócio?
FG: O nosso negócio oferece um cuidado de longo prazo com a saúde e com a proteção financeira. Por isso, estamos atentos às transformações sociais e à necessidade de formatar soluções para o público maduro.
Por que considera estratégico participar da Longevidade Expo + Fórum dentro dos seus objetivos focados no mercado da Longevidade?
FG: A longevidade foi a maior conquista no século XX, levando à transformação profunda e definitiva da sociedade, com impactos econômicos, sociais e culturais, o que inclui padrões de comportamento e de consumo.
Hoje, estima-se que existam 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil, segundo dados de levantamento realizado pela consultoria de marketing Hype60+ em parceria com a rede global Aging 2.0 e com a plataforma de negócios Pipe Social. Esse cenário abre imensas oportunidades de mercado, ao mesmo tempo em que cria a necessidade de um amplo debate social sobre as consequências complexas – e sobre os custos – dessa transição demográfica.
A participação da Seguros Unimed na Longevidade Expo + Fórum é uma oportunidade de trazer à tona a necessidade de adequar o mercado com essa nova realidade, a partir de produtos e negócios direcionados para o público maduro.
O que pretende obter de retorno a partir dessa participação na Longevidade Expo + Fórum?
FG: Temos como missão influenciar políticas sustentáveis e mais igualitárias, que contemplem não apenas os que já envelheceram, mas também os que estão envelhecendo. E ainda mais importante, contribuir para criarmos uma cultura de mais solidariedade entre as gerações. Todos teremos a ganhar. É para essa transformação que desejamos contribuir e ser parte ativa.
No campo da saúde, precisamos fortalecer um modelo assistencial baseado em coordenação, integração e continuidade do cuidado. Esses pilares devem proporcionar que cada pessoa tenha acesso oportuno à atenção de que necessita em cada fase da vida, com qualidade e segurança – nem menos nem mais. Dessa forma, podemos ter um sistema de saúde mais organizado e efetivo em proporcionar que as pessoas vivam e envelheçam de forma mais saudável, com mais racionalidade nos custos.
Como você avalia essa novidade Silver Week que será lançada na Longevidade Expo + Fórum?
FG: A Seguros Unimed acredita que a iniciativa da Silver Week é relevante tanto para o maduro, que já representa 51 milhões de brasileiros, quanto para o mercado, considerando a participação crescente desse público consumidor. Nesse contexto, a Seguros Unimed terá muita satisfação em realizar o Congresso de Longevidade em 2019, assumindo o compromisso de apresentar um conteúdo plural e de alto nível aos participantes.
Serão 20 palestrantes convidados em painéis com cinco eixos temáticos:
• Turismo e Lazer
• Moradia e Cidades
• Saúde e Bem-estar
• Finanças
• Tecnologia