Redação e edição
Analu Oliveira – 79+
Sim, gente!
É ele, o sistema imunológico, também chamado de sistema imune, que cuida da proteção ao nosso corpo. Como? Ele evita que substâncias estranhas e patógenos (organismos que são capazes de causar algum tipo de doença) afetem negativamente nossa saúde. É um sistema bem complexo que envolve uma série de células e órgãos que funcionam, em conjunto, como uma grande barreira de proteção.
Pronto, está explicado: A capacidade do nosso corpo de proteger-nos contra esses agentes é chamada de imunidade. Mas é preciso entender bem como ela funciona dentro das duas classificações que possui: inata e adquirida. Inata já nasce com a gente. Adquirida é desenvolvida ao longo do histórico de cada pessoa.
Mas então, quem nos defende? Várias células e moléculas cuidam disso com harmonia, como uma orquestra. Os anticorpos, por exemplo, garantem a proteção contra determinados antígenos (substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam a produção de anticorpos).
Um sistema imunológico fragilizado faz com que a capacidade de defesa seja reduzida e aí sim, é uma porta aberta para doenças. Importante saber que várias coisas provocam queda de imunidade: alimentação pouco saudável, estresse, problemas no sono e outras mais.
Que tal algumas dicas para melhorar a imunidade? Vamos a elas!
- Cuide bem da alimentação
A boa alimentação protege o corpo, evita obesidade, diabetes e outras moléstias. Mande ver nas frutas, legumes e verduras
- Controle o estresse
Evite exageros no trabalho – presencial ou home office – além de aborrecimentos, medo e emoções fortes.
- Durma bem
Uma boa noite de sono é fundamental para deixar em alta o sistema imunológico.
- Pratique atividades físicas
Cansou de ouvir essa dica? Vá em frente, não desista. Nem que sejam apenas 15 minutinhos por dia de caminhada
- Reduza o consumo de álcool
Ninguém é de ferro, concorda? Mas o exagero é perigoso, faz baixar a imunidade, traz gastrites e outras “cositas más”.
As recomendações são dirigidas sempre a todos em qualquer fase da existência. Mas os idosos exigem atenção especial. O envelhecimento tem que ser uma fase cheia de vida e saúde, desde que o corpo receba uma ajudinha quando já não pode fazer tudo sozinho. Portanto redobre os cuidados e garanta uma ótima imunidade.
E a doença autoimune?
A doença autoimune acontece quando uma ação se volta contra o próprio organismo. Por exemplo, vitiligo, lúpus, doença de Chron, diabetes do tipo 1, esclerose múltipla, entre outras. A ciência ainda não conseguiu explicar que fatores levam uma pessoa a desenvolver uma doença autoimune. Mas existem tratamentos para várias delas e os avanços na medicina tem sido fantásticos.
Que tal saber mais sobre o Sistema Imunológico?
A sugestão é o livro IMUNE, de Matt Richtel, escritor e jornalista americano do The New York Times, ganhador do Prêmio Pulitzer de 2010. Com tradução de Bruno Fiuza, a obra conta a extraordinária história de como o organismo se defende das doenças.
Fontes: