@valeriabursztein

Vovó Neuza, 92+: Querida blogueira paulistana

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Por meio de Vovó Neuza, mãe de dois filhos e avó de 4 netos, homenageamos todas as mães pelo DIA DAS MÃES 2022 que será comemorado dia 08 de maio, domingo próximo !

  

Vovó Neuza chega aos 92 anos, sempre ligadíssima em tecnologia

 

Sim. Com certeza você já ouviu falar dela, que acaba de completar 92 anos no último dia 12 de abril.

Afinal, são mais de 25 anos dedicada a um trabalho de recuperação de memórias de vida, além de outros 14 anos com o blog incrível, http://vovoneuza.blogspot.com.br/.

Mesmo assim, vamos falar mais de Vovó Neuza que é unanimidade quando se trata de lição de vida, exemplo de uma longevidade saudável e de uma alegria ímpar.

Em 2004 Neuza criou o curso “Resgate de memória autobiográfica”, na USP Aberta à Terceira Idade. A cada semestre, oito ou nove alunos aprendiam a contar sua trajetória e por alto, mais de 150 idosos devem ter passado por esses “bancos escolares”.

Como funciona esse aprendizado?  Neuza explica: “Eles aprendem a abrir o coração e contar sua própria história. É muito bom para a autoestima que só cresce a cada desempenho.  Certa vez uma aluna me disse: ‘antes eu era sempre algo de alguém, como mãe, filha, namorada, esposa. Agora sou eu mesma”.

 

Sempre sorridente, Vovó Neuza é a professora que todo mundo gostaria de ter

 

O curso, em geral, apresenta dois módulos que cobrem cronologicamente a trajetória dos participantes. O primeiro abre como “a família que recebi”, para que resgatem a história de seus pais e avós. Em seguida vêm: infância, escolas e juventude. O segundo módulo compreende a vida afetiva, “a família que constituí”, espaços de vivência – as casas e cidades onde as pessoas moraram – e se encerra com a período atual.

Quando a pandemia inviabilizou os encontros presenciais, Neuza entrou de cabeça no online da internet. Ela teve que enxugar o programa – “com certa dor no coração”, e passou de 16 para 8 aulas. No novo formato, a primeira turma começou com 17 participantes, entre eles, apenas um homem, ou “menino”, como a professora gosta de chamá-lo, apesar de ter 99 anos. “Foi a primeira vez que não fui a mais velha da classe. Ele não tinha intimidade com computadores, mas teve ajuda de casa para digitar seus textos”, afirma Neuza.

E a Campanha publicitária do IFOOD?? Lembram-se dela?

Veja aqui

https://www.youtube.com/watch?v=mGxPzKzRnig

 

Confira entrevista de Vovó Neuza na TV Cultura em março de 2021

https://www.youtube.com/watch?v=Gp8t2SnaC3E

 

Informações sobre o curso:

https://prceu.usp.br/usp60/at_cultural/resgate-da-memoria-autobiografica/

 

Sobre Vovó Neuza

Neuza Guerreiro de Carvalho nasceu em 12 de abril de 1930, na capital paulista, pela qual se confessa perdidamente apaixonada. Coleciona fotografias e informações sobre São Paulo e as completa com suas memórias de toda a vida. A ideia é revelar aspectos nem sempre evidentes da metrópole em suas histórias e atividades.

Ela foi casada por 47 anos com Artur, namorado de infância, teve dois filhos e quatro netos. Foi professora de biologia, formada em 1951 no extinto curso de História Natural da USP e aposentou-se em 1980. Durante os 15 anos seguintes, dedicou-se à família. Em 2005 resolveu “se jogar de cabeça” nos cursos da Universidade Aberta à Terceira Idade, da Universidade de São Paulo – USP.

Além disso, desde 2008, mantém o blog da Vovó Neuza, que reúne mais de 600 textos. Em vez de encarar a tecnologia como um bicho-papão, faz tempo que a incorporou à sua rotina. Os quatro netos ajudaram muito!

Neuza dribla a surdez com próteses auditivas de última geração e alterna o trabalho no computador com atividades domésticas. Todos que a entrevistaram dizem que “Conversar com ela é o equivalente a fazer uma pós-graduação em longevidade” .

“Na minha idade, o importante é compartilhar o que sei”,

resume a incrível VOVÓ NEUZA, grande exemplo para todos !

 

 

Fontes:

G1-Globo

https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2020/09/13/blogueira-de-90-anos-ensina-idosos-a-escrever-sua-historia.ghtml

Museu da Pessoa

https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/pessoa/neuza-guerreiro-de-carvalho-21676

Claudia

https://claudia.abril.com.br/coluna/conversa-de-vo/dona-neusa-vovo-comercial-ifood/

Brasileiros mundo afora

https://brasileiros-mundo-afora.com/2014/03/vovo-neuza-muito-alem-de-uma-blogueira.html

 

(Imagens: Divulgação)