Cascas, sementes e talos de alimentos são super nutritivos
Desperdício? Nem pensar! Em tempos difíceis com a volta do Brasil ao mapa da fome, é fundamental zelar pelo consumo consciente e aproveitar tudo que for possível dos alimentos.
Vamos lá: Que tal repensar o aproveitamento integral dos alimentos? Para começar, há 3 bons motivos para isso: o primeiro, claro, é a parte da nutrição. O Ministério da Saúde garante que cascas, sementes e talos contêm 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume.
O segundo envolve economia doméstica e sustentabilidade, já que ambas impactam muitíssimo na redução do desperdício. E o terceiro é a possibilidade de “inventar” novos e deliciosos pratos além de mudar o cardápio com frequência. Partes que até então eram descartadas, passam a ser peças-chave na cozinha.
Quer dicas? Lá vão elas:
Talos: Picados ou triturados, são muito bem-vindos em massa de bolos, pães, panquecas, ensopados, molhos, omeletes.
Cascas: de laranja, tangerina e maracujá são ótimas para geleias. As de maçã e mamão podem ser excelentes para serem batidas com vitaminas de frutas. Ah, e tem os chás que ficam saborosos com cascas de abacaxi, maçã, melancia e laranja. A casca da laranja tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa.
Sementes: É só dar uma “torradinha” no forno e elas podem ser misturadas à farinha na hora de preparar bolos, pães e biscoitos.
Atenção! O Ministério da Saúde alerta que o talo da mandioca não deve ser aproveitado, pois pode ser tóxico.
Vale checar o teor dos nutrientes das frutas (fibras e Vitamina C)
O grande desafio é conscientizar a população e vencer o preconceito do uso integral de vários alimentos nas refeições. Por isso, como formiguinhas, nós todos podemos ajudar muito nisso, no papo com amigos e familiares, com troca de receitas e tudo mais!!!
Vida no campo
Antigamente, a grande maioria das pessoas vivia no campo, cultivava sua horta e era muito próxima da comida. Isso porque elas podiam acompanhar o crescimento das frutas e verduras, sabiam quais plantas eram venenosas e os benefícios de cada uma delas.
A vida no campo sempre foi um aprendizado valioso
E assim, de geração em geração, era possível ter contato direto com os alimentos e saber tudo sobre a boa e saudável alimentação. Mas com a migração para as pequenas, médias ou grandes cidades, esses costumes foram esquecidos, e tomar chá de casca de laranja, por exemplo, passou a ser hábito apenas dos mais velhos.
Vamos aos fatos
Confira agora algumas partes dos alimentos que podem ser utilizadas para o consumo:
Cascas: de batata inglesa, tangerina, laranja, mamão, banana, maçã, beterraba, melão, maracujá, abacaxi, goiaba, manga e abóbora.
Sementes: de abóbora, melão e jaca.
Folhas: de cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, brócolis e rabanete.
Talos: de couve-flor, brócolis, espinafre, agrião e beterraba.
Entrecascas: de melancia, melão e maracujá.
É vital saborear os alimentos integralmente
Benefícios do aproveitamento de cascas, sementes, folhas e talos
- Mais nutrientes concentrados
- Economia no orçamento familiar
- Variação do cardápio
- Redução de lixo orgânico
- Consumo consciente
Segue uma RECEITA simples e saborosa
Geleia de casca de banana
Ingredientes:
• 1 kg de casca de banana
• 1 kg de açúcar
• 1 colher (sopa) de caldo de limão
• 1 xícara (chá) de água
Modo de Preparo:
Cozinhe as cascas com água e quando amolecer, bata no liquidificador. Coloque depois em uma panela, acrescente o açúcar e o limão e leve de volta ao fogo para cozinhar. Mexa de vez em quando no início, e depois mexa sempre até soltar do fundo da panela. Retire e deixe esfriar.
Bom proveito !
Fontes:
Alimentação em foco
Unimed
Nutrição Prática e Saudável
http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/nutricao-e-saude/raspas-e-restos-me-interessam/
Área de Mulher
(Imagens : Divulgação)