@valeriabursztein

Costanza Pascolato, 82+: O eterno charme da Ítalo-Brasileira

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

 

Costanza, ícone de elegância lança mais um livro

 

É ela mesma, gente ! Reconhecida internacionalmente como referência no bem-vestir, Costanza Pascolato acaba de lançar mais uma de suas obras literárias: é o  livro-caixinha, “Puxa Conversa Moda”, com 100 perguntas do tipo “quem são as pessoas que nos inspiram na hora de se vestir” e  também “que marca gostaria que patrocinasse nosso guarda-roupa”.

A publicação é da Matrix Editora, que já tinha no catálogo esta espécie de jogo de cartas com outros temas, a exemplo do “Puxa Conversa Casal” e do “Puxa Conversa Família”.  As perguntas têm a missão de divertir e proporcionar momentos especiais de troca entre mães, filhas, irmãs, primas, amigas. Todos podem mergulhar na brincadeira. Basta tirar uma carta e deixar a conversa fluir.

 

Livro-caixinha “Puxa Conversa Família”  contém 100 perguntas sobre moda e estilo

A colunista Joyce Pascowitch classificava Costanza como “papisa da moda”, mas ela é também grande empresária, editora, escritora, consultora e fonte inesgotável de informação e de referência no bem-vestir. Hoje em dia, com as ferramentas da internet, ela também faz sucesso com a moçada, os maduros e os longevos !

 

Costanza, Paulo Borges, da SP Fashion Week e Joyce Pascowitch

 

Nascida na Itália, Costanza chegou ao Brasil com a família quando ainda era criança. É dona da indústria têxtil Santaconstancia e fez parte de importantes equipes editoriais de grandes veículos voltados para o público feminino como as revistas Cláudia e Vogue.

 

Elegância é atemporal garante Costanza

 

A FFW – Fashion Forward , principal plataforma de conteúdos sobre moda e comportamento do Brasil, incluiu Costanza na lista de personalidades mais bem vestidas do país. A publicação definiu assim o seu estilo: “clássico com um toque contemporâneo, atemporal com um olho no agora e, acima de tudo, impecável”.

 

 

Sobre Costanza Pascolato

 

Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Giuseppina Pallavicini Pascolato nasceu na Italia, em Siena, no dia 19 de setembro de 1939.

Empresária e consultora, é integrante da Sociedade Brasileira de Moda e um dos nomes mais influentes e respeitados do universo fashion. Em 1962, casou-se com o banqueiro Robert Blocker, brasileiro filho de americanos. Juntos tiveram duas filhas, Consuelo e Alessandra, e um casal de netos. Depois foi casada com Giulio Cattaneo della Volta e também com Nelson Motta(1999 a 2001).

 

 

Costanza e as filhas Consuelo e Alessandra

 

Sua família, quando chegou ao Brasil, fugida da Segunda Guerra Mundial, foi recepcionada pelos Matarazzo. Em 1948, seus pais, Gabriela e Michele fundaram a Tecelagem Santaconstancia.  No final da década de 50, depois de formada, Costanza passou a ser assistente de artistas como Clóvis Graciano. Aos 15 anos, foi campeã sul-americana de salto ornamental, em Mar del Plata (Argentina).

Após o final do casamento, começou a carreira como editora e consultora de moda na revista Claudia, da Editora Abril, onde trabalhou por 17 anos.

Quando assumiu a tecelagem, conseguiu transformá-la numa das maiores empresas brasileiras do ramo têxtil.

Costanza é reconhecida como uma autoridade em moda no Brasil, escreveu outros três livros: O Essencial (1999), Confidencial – Segredos de Moda, Estilo e Bem-Viver (2009) e Meu Caderno de Estampas (2015).https://pt.wikipedia.org/wiki/Costanza_Pascolato – cite_note-6 Em abril de 2014, Costanza e sua amiga artista plástica Marilu Beer estrearam a primeira temporada do sofá-chat-show exibido no Youtube, Costanza & Marilu. Em novembro de 2014, a série conquistou a televisão e foi exibida no Discovery Home & Health.

 

Fontes:

Wikipedia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Costanza_Pascolato

GauchaZH/DONNA

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/gente/noticia/2022/06/costanza-pascolato-sobre-a-moda-nacional-errado-e-achar-que-vamos-voltar-a-viver-como-antes-cl4ojbp60005s019i25lph7xm.html

ND Mais

https://ndmais.com.br/moda/costanza-pascolato-lanca-livro-caixinha-sobre-moda-e-estilo/

Mondo Moda

https://mondomoda.com.br/2022/05/24/costanza-pascolato-livro-caixinha/

Portal Pepper

https://portalpepper.com.br/costanza-pascolato-lanca-livro-caixinha-puxa-conversa-moda-sobre-estilo-e-elegancia/

(Imagens: divulgação)