@valeriabursztein

ESG: Você sabe o que é? Vamos falar de sustentabilidade

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

ESG (do inglês EnviromentalSocial e Governance):

É TUDO SUSTENTABILIDADE

 

A sigla ESG (do inglês EnviromentalSocial e Governance) é sinônimo de sustentabilidade e foi criada em um relatório do Pacto Global, um dos órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU). Em português: governança ambiental, social e corporativa 

O foco principal é sensibilizar empresas e entidades a adotarem princípios de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e boas práticas de gestão corporativa. A ideia é fazer com que sejam administradas de forma correta, ações de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

 

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável vem do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.

Os critérios ESG estão ligados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — que visam por meio de uma ação global, eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas até 2030.

Parece complicado mas é mais fácil do que se imagina e felizmente as empresas já começaram a arregaçar as mangas e conscientizar seus colaboradores. Esses, por sua vez, são porta-vozes às suas famílias e grupos de amigos.

Só a sustentabilidade vai proporcionar saúde e vida a longa a todos

 

Então, veja só: saúde, desemprego, pobreza, educação, desmatamento e poluição do ar, são alguns dos inúmeros temas que fazem parte dessa grande tarefa mundial para que todos tenham qualidade de vida longa e produtiva.

 

VIRADA ODS

Um dos mais importantes eventos de sustentabilidade aconteceu em São Paulo de 08 a 10 de julho no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapúera.  Foi a VIRADA ODS – Ação Global pelos Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável, com parceria da Prefeitura. Foi uma grande conexão entre sustentabilidade, meio ambiente, cultura, diversidade, inclusão, entretenimento e educação.

 

 

Muita gente bacana e comprometida apresentou experiências e expectativas para que seja cada vez mais prazeroso e seguro viver na cidade. Palestras e exposições foram dedicadas aos participantes na certeza de estimular o desenvolvimento de uma geração mais consciente e saudável.

 

Mas a pergunta é: como cada um de nós pode colaborar para que o futuro seja mais consciente para todas as gerações?

 

Que tal  mudar aos poucos os hábitos do cotidiano? Vamos lá:

1. Economize água

Feche torneira e chuveiro enquanto escova os dentes ou se ensaboa. Você sabia que uma única torneira que pinga mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água ? Troque a descarga do vaso sanitário por um modelo de 6 litros. As descargas convencionais gastam cerca de 13 litros a cada uso.

 

Torneira aberta, gasto enorme de água

 

2.Escolha produtos biodegradáveis

Troque produtos de limpeza à base de cloro por vinagre (para o caso de desengordurar) e bicarbonato de sódio ( para limpar pias e vasos sanitários).

3.Prefira alimentos orgânicos

Os orgânicos além de serem ótimos para a saúde, promovem também   melhoria ambiental já que a produção não usa aditivos químicos ou pesticidas.

 

Alimentos orgânicos garantem ganhos na saúde

 

4.Consuma menos carne

A pecuária bovina é responsável pelo desmatamento no Brasil. Além disso, a produção de suínos e aves consome grande parte da produção de grãos, o que pressiona as florestas. A suinocultura também contamina rios, lagos e represas.

5.Cultive áreas verdes

Cultive gramados e jardins e só pavimente o que for indispensável.

6. Diminua o uso de embalagens

Reduza as sacolinhas plásticas no supermercado. Leve sempre com você uma sacola retornável ou use caixas de papelão para as compras. Em ordem de preferência: papel e papelão, vidro, lata e, por último, plástico.

 

Evite sacolinhas, leve sempre a sua retornável

 

7. Leia os rótulos com atenção

Além de listar os ingredientes e a data de validade, o rótulo traz a procedência. Saiba que quanto mais distante for o local de origem do produto, mais transporte, mais combustível e mais embalagens foram necessários.

8. Evite produtos descartáveis

Imagine a quantidade de plástico consumido por uma pessoa que toma dois cafés e dois copos de água por dia em copos descartáveis. Em um ano, são 1.460 copos. Mantenha uma caneca no escritório ou em casa para o uso individual.

9. Economize energia

Prefira lâmpadas fluorescentes. Além de consumir 75% menos energia, elas duram de seis a dez vezes mais que as incandescentes.

10. Recicle lixo

Separe o lixo comum (não-reaproveitável) e o orgânico (restos de comida) dos outros: vidros, metais, papéis, e plásticos recicláveis que podem ser encaminhados para a coleta seletiva. Hoje em dia há recipientes adequados em todos os lugares.

 

 

Reciclar o lixo é questão de cidadania, além de sustentabilidade

 

11.Cuidado com resíduos perigosos

Remédios vencidos devem ser encaminhados as farmácias, oficinas mecânicas devem receber pneus velhos e baterias de carro. Para os aparelhos comuns, como câmaras e os brinquedos, prefira pilhas recarregáveis.

12.Tente usar transporte público

Claro que não temos uma rede perfeita de transporte público como as grandes capitais do mundo. Mas, dentro do possível, vale tentar. Saiba que só na região metropolitana de São Paulo, os automóveis são responsáveis por 88% do 1,5 milhão de toneladas de monóxido de carbono despejadas diariamente na atmosfera.

 

Procure andar mais a pé, de metrô e bicicleta

 

Viu só? Cada um que puder fazer sua parte nas tarefas diárias estará engajado nesse processo maravilhoso de conscientização em busca de sustentabilidade e de um mundo melhor !

 

Fontes:

CRK

https://crk.com.br/blog/afinal-voce-sabe-o-que-e-esg/#:~:text=O%20acr%C3%B4nimo%20ESG%20(do%20ingl%C3%AAs,pr%C3%A1ticas%20de%20gest%C3%A3o%20corporativa%20%E2%80%94%20e

Agri Sustentavel

https://www.agrisustentavel.com/doc/cotidiano.html

Governo SP

https://viradaodssp.sp.gov.br/

Toda matéria

https://www.todamateria.com.br/sustentabilidade/#:~:text=Sustentabilidade%20%C3%A9%20a%20capacidade%20de,agir%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20natureza.

(Imagens: Divulgação)