@valeriabursztein

Dia do Amigo – 20 de julho: De quantos amigos você precisa?

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Amigos são essenciais para uma vida plena

 

Dia 20 de julho é DIA DO AMIGO.

A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU

 

E aí, quantos amigos você tem?

Nem vamos usar a expressão amigos verdadeiros porque amigos só podem ser verdadeiros. Caso contrário serão colegas de trabalho, companheiros esporádicos, parceiros para determinados assuntos como prática de esportes, reuniões de trabalho, clientes e fornecedores, concorda?

Em recente crônica no jornal O GLOBO, o grande publicitário Washington Olivetto, fala das amizades duradouras como Pelé e Coutinho no futebol, Erasmo e Roberto Carlos na música, assim como Tom Jobim e Vinicius. Afinal “amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração” como bem disseram Milton Nascimento e Fernando Brant (falecido em 12 de junho de 2015) em “Canção da América” (confira a canção no link).

https://www.youtube.com/watch?v=OlcQE4NeXow

 

Fernando Brant e Milton, amigos e parceiros desde o Clube da Esquina

 

A pandemia – que ainda não terminou – trouxe essa discussão sobre quantos amigos devemos ter. Nos Estados Unidos, uma tendência se acelerou nesse período difícil: há 30 anos, 3% dos americanos disseram aos pesquisadores da Gallup que não tinham amigos próximos; em 2021, uma pesquisa online mostrou que este número subiu para 12%. Cerca de um ano após o início da pandemia, 13% das mulheres e 8% dos homens de 30 a 49 anos disseram que perderam contato com a maioria de seus amigos.

 

Amizades garantem saúde, alegria e longevidade

 

Tudo isso é para destacar que as amizades têm grande influência na saúde. Elas são um fator importante no bem-estar, afastam a solidão, a depressão e a ansiedade. E vejam só que interessante: Uma meta-análise de 2010, frequentemente citada, liderada por Julianne Holt-Lunstad, professora de psicologia e neurociência da Universidade Brigham Young, em Utah, concluiu que a solidão é tão prejudicial à saúde física quanto fumar 15 cigarros por dia.

A psicóloga admite, no entanto, que há poucos estudos sobre a quantidade de amigos que as pessoas devem ter. Os que já se dedicaram a essa pesquisa dizem que algo entre três e seis amigos próximos pode ser o ponto ideal.

 Jeffrey A. Hall, professor de estudos de comunicação da Universidade de Kansas garante que é importante ter pelo menos uma pessoa importante em sua vida – seja um parceiro, um pai, um amigo ou outra pessoa. Mas é claro que ter mais amigos é muito melhor.

 

Quanto tempo demora para duas pessoas virarem amigas? O estudo de Jeffrey Hall diz que são necessárias cerca de 40 horas de convivência para um conhecido seu se transformar em “amigo casual”, 90 horas para ser considerado um amigo, e mais de 200 horas para ganhar um “amigo íntimo”.

 

Jeffrey Hall: “São 90 horas para alguém ser considerado um amigo”

 

Outros estudos mostraram que as pessoas solitárias têm duas vezes mais probabilidades de virem a morrer de doenças coronárias do que as que têm um círculo de amigos consistente. Já o psicólogo e antropólogo britânico Robin Dunbar, afirma que os humanos são cognitivamente capazes de manter cerca de 150 conexões de uma só vez. Isso inclui um círculo interno de cerca de cinco amigos próximos, seguido por círculos concêntricos maiores de tipos mais casuais de amizades.

 

Mas é um desafio grande chegar a uma conclusão real sobre a importância do número de amigos. Afinal amizade e intimidade são subjetivas, e não há uma escala amplamente usada pelos pesquisadores para definir esses conceitos em todos os estudos.

 

Esqueça seus milhares e milhões de seguidores nas redes sociais! Eles não são seus amigos embora pareça confortante ter tantos contatos. Na verdade, eles não impactam positivamente seu bem-estar. Mas uma coisa é certa e merece destaque: durante a pandemia, muitas pessoas encontraram conexão online.

 

Seguidores de redes sociais não são amigos, a maioria você nem conhece!

 

Então, como saber se você precisa de mais amigos? A recomendação é  começar com uma pergunta poderosa: eu me sinto solitário? Isso porque a solidão é um sinal de alarme. Todo mundo se sente solitário de vez em quando, mas a questão se agrava quando a pessoa se percebe excluída e isolada com frequência.

Mas vejam só, é claro que conquistar novos amigos na idade adulta é mais difícil. Isso porque é complicado confiar nas pessoas, todo mundo vive sem tempo para conversar e se dedicar aos amigos. Por isso alguns especialistas sugerem – o que também não é fácil – resgatar antigos amigos que ficaram perdidos no tempo. Vale arriscar, tomar a iniciativa com critério  mas com coração aberto. Talvez eles também estejam com a sensação de que podem buscar encontros de outras fases da vida, ainda mais com a facilidade das redes sociais.

 

 

Para uma pessoa introvertida, o esforço de aproximação pode parecer exaustivo. Os extrovertidos sofrem menos mas por serem mais atirados podem “quebrar a cara” com exageros de aproximação. A personalidade e as características de vida fazem toda a diferença.

Dia 20 de julho se comemora o DIA DO AMIGO.  Mas todos os dias devem ser dedicados à amizade que é uma construção árdua e maravilhosa de uma relação. É saber compartilhar confidências, dividir momentos que exigem silêncio e paz e sobretudo manter a individualidade e o respeito.

 

E fica a pergunta : Afinal, de quantos amigos você realmente precisa?

Que tal um grande abraço?

 

Fontes:

Globo Saúde

https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2022/05/de-quantos-amigos-voce-realmente-precisa-para-ser-feliz.ghtml

Veja

https://veja.abril.com.br/ciencia/quantos-amigos-voce-consegue-ter/

https://vejasp.abril.com.br/cidades/morre-fernando-brant-clube-da-esquina/

Observador

https://observador.pt/2015/03/23/quantos-amigos-precisa/

Jornal da Paraíba

https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/silvio-osias/2021/07/20/quantos-amigos-voce-tem-de-quantos-amigos-voce-precisa-perguntas-para-o-dia-do-amigo

Doutor Jairo

https://doutorjairo.uol.com.br/destaquenoticias/sao-necessarias-90-horas-para-um-conhecido-virar-amigo-diz-estudo/

(Imagens: Divulgação)