CloudSaúde e Vivmais Saúde & Longevidade apresentam na Longevidade Expo+Fórum modelo de robô concierge que estimula atividades diárias à população sênior
Com o passar dos anos a população brasileira ampliou sua expectativa de vida, passando para uma média de 76,6 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de viver mais, essa população busca também um envelhecimento mais ativo e saudável, logo, proporcionar liberdade ao longevo é uma das preocupações das famílias modernas, o que impulsiona o mercado de saúde e tecnologia na busca por inovações que possibilitem segurança e cuidado especializado para esse público.
O mais novo recurso criado pela CloudSaúde, empresa especializada em gestão de saúde, é um robô para cuidados com pessoas longevas. A solução conta com tela interativa e caminha de forma autônoma, respeitando as rotinas diárias do longevo, o que proporciona integração e incentivo ao movimento. A tecnologia permite que as rotinas sejam customizadas no aplicativo, incluindo o agendamento de lembretes como medicações, refeições, videoconferência com os familiares, agendamento de consultas por telemedicina, incentivo de atividades, dentre várias outras funcionalidades.
“As rotinas inseridas no robô são definidas por um gerontólogo, que também proporciona atividades de estímulo físico e mental. Nosso grande objetivo com essa solução é possibilitar liberdade aos longevos, tranquilizando os seus familiares”, explica o diretor/directhealth da CloudSaúde, Arthur Dinóla, 56+.
A empresa oferece ainda soluções digitais disruptivas, dispositivos de gestão e monitoramento de longevos em residenciais e instituições de longa permanência armazenadas na nuvem, onde todas as informações de rotina do paciente são compiladas e acompanhadas pela família e por profissionais da saúde.
“Nossa plataforma busca comparar os prontuários registrados dos pacientes com as rotinas diárias inseridas. Havendo algum alerta, acionamos a nossa equipe de médicos, que inclui várias especialidades”, destaca o diretor.
Oportunidade de recolocação
Toda essa demanda por estrutura e profissionais adequados para o universo dos longevos gera também novas oportunidades. A Vivmais, que é um braço da CloudSaúde, realiza um trabalho de profissionalização e recolocação de pessoas 45+ para esse setor. “Uma pesquisa publicada no UOL em 2020 mostra que 400 mil pessoas 50+ ficaram desempregadas do final de 2019 até o final de 2020. Nosso foco é treinar essas pessoas para esse mercado novo e promissor que é a longevidade”, explica a founder e CEO da empresa, Silvia Scagliarini, 58+. A healthtech oferece formação de empreendedores focados no cuidado social e na saúde, como o curso de gerontologia. Além disso, a Vivmais tem uma parceria com a escola de enfermagem Natasha Franco Vieira, de Guarulhos, para a formação de profissionais da área.
A startup, do segmento “Aging in Place and Healthtech”, oferece uma rede de serviços de saúde, bem-estar físico e mental e longevidade ativa. É uma plataforma digital de marketplace com o objetivo de intermediação, onde a família ou empresa pode encontrar profissionais qualificados para a demanda que precisam. As atividades contratadas podem ser on-line, externas ou à domicílio e vão desde cursos como idiomas, yoga e pilates até a acompanhamento do longevo em consultas médicas, passeios culturais, entre outros.
A CouldSaúde e a Vivmais levarão seu robô concierge e outras novidades tecnológicas e profissionalizantes ao pavilhão do Centro de Convenções Rebouças, durante a Longevidade Expo+ Fórum. O evento acontece de 29 de setembro a 1º de outubro.