Redação e edição
Analu Oliveira – 79+
Páscoa: tempo de reflexão e renascimento
É Páscoa outra vez.
Depois de mais de dois anos de pandemia – que ainda está presente – é tempo de celebrar a Páscoa. O distanciamento foi doloroso, sofrido, mas já é possível – com muito cuidado – comemorar, reunir a família e correr para os abraços.
Na verdade, o simbolismo dessa festa destaca o renascimento, mas a Páscoa está ao alcance de cada ser humano o tempo todo. No hemisfério sul, a gente comemora em pleno equinócio do outono, a caminho do inverno. Os esotéricos falam em “processo de purificação interior” que prepara um Renascimento nada fácil, depois de tantas perdas, dores e muito luto.
A Páscoa verdadeira está dentro da alma, e para vivê-la é preciso deixar de lado os exageros comerciais e mergulhar no silencio do coração onde as feridas podem ser suturadas e o perdão abrirá portas para o respeito e para o afeto. A caminhada pode ser longa mas o primeiro passo é decisivo.
Fica a pergunta: Se você pudesse RENASCER, o que faria diferente?
Ovos, coelho e chocolate
Dizem que é verdade. Será?
Na crucificação de Jesus, um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Cristo. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. É ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate.
Mas o fato é que a presença do coelho vem da cultura egípcia e significa fertilidade e os ciclos naturais da vida. Segundo a tradição, o coelho escondia ovos de Páscoa para as crianças procurarem. Aliás, as crianças simbolizam o eterno recomeço da existência.
É hora de retomar a busca dos ovos de Páscoa
Em algumas culturas era comum o presentear com ovos decorados artesanalmente. Confeiteiros franceses, já no século XVIII, lançaram os primeiros ovos de chocolate, que acabaram na transformação da Páscoa em uma festa quase pagã e comercial.
Ovos decorados, verdadeiras obras de arte
Para os cristãos, o verdadeiro sentido da páscoa é a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo após sua morte por crucificação.
É tempo de celebração e renascimento !!!
FELIZ PÁSCOA !
Presente de Páscoa
Ouça no link o “ADORAMUS TE”, de Claudio Monteverdi que faz parte do emocionante álbum Pâques à Notre-Dame (Páscoa em Notre-Dame).
É interpretado pelo coral composto por membros da Maîtrise Notre-Dame de Paris, que oferece oportunidades de treinamento e performance para crianças, adolescentes e adultos talentosos.
O maestro é Henri Chalet e a gravação foi feita na basílica de Sainte-Clotilde, outra grande igreja de Paris, já que a Notre-Dame segue em reconstrução, após o incêndio que aconteceu em 15 de abril de 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=vkbHQ6NsBd0
Fontes:
Estadão
Filosofia Esotérica
https://www.filosofiaesoterica.com/a-pascoa-como-renascimento-interior/
Brasil Escola
Pastoral da Criança
https://www.pastoraldacrianca.org.br/pascoa/pascoa-tempo-de-esperanca-concreta
(Images: divulgação)