Redação e edição
Analu Oliveira – 79+
É preciso ter propósito na vida. Sonhar não basta !
Você se considera sonhador/sonhadora? Então, sonhar é preciso, mas realizar os sonhos é fundamental. Claro que muitas vezes não é fácil, mas se você tiver um PROPÓSITO DE VIDA, terá a força de uma alavanca valiosa.
O que separa um sonhador de um realizador é a capacidade para entender que é possível que aconteçam erros e, mais ainda, que a missão é evita-los. E o assunto se refere a toda uma trajetória de vida e não só quando se é jovem. Aliás, sonhar e realizar são molas propulsoras em qualquer idade, mas na maturidade e na longevidade, têm um significado ainda maior.
Quem tem coragem, pode tudo. Propósito de vida impulsiona o ser humano a sair da chamada “zona de conforto” que muitas vezes nada mais é do que acomodação, preguiça mesmo de mudar. Mas tem coisa mais incrível do que conseguir realizar o que queremos? Para ter um propósito de vida é fundamental trabalhar o autoconhecimento.
Vamos fazer uma reflexão. Temos uma vida “boa”, “certinha”, “feliz”?
Por que, então, parece que falta “alguma coisa”? O que fazer para sentir de novo o brilho nos olhos e aquela alegria inexplicável que faz a gente pular da cama a cada novo dia?
Não tem a ver com ganhar mais dinheiro, ter mais poder. Tem a ver com saúde e longevidade.
Uma metanálise, publicação que compara outras pesquisas, analisou 10 estudos que englobaram mais de 136 mil pessoas e descobriu que ter um propósito na vida pode diminuir o risco de mortalidade por problemas cardíacos em cerca de 17%. Entre as pesquisas científicas, a que foi feita pelas universidades de Princeton, nos Estados Unidos, e College de Londres, concluiu que pessoas com propósito chegam a apresentar 30% menos chances de morrer do que aquelas que se sentem dispensáveis.
Além da avaliação psicológica, foi monitorada a saúde dos participantes, tanto física quanto mental. As pessoas com uma razão para viver apresentavam melhores índices metabólicos, ótima imunidade e bom desempenho cerebral. O hormônio do estresse, quando aumenta, provoca com mais facilidade o crescimento de processos inflamatórios e problemas cardiovasculares.
Propósito de vida a dois é mais estimulante
E por que será que mesmo quando se determina um propósito, a gente não consegue chegar lá? Estatísticas mostram que apenas 8 a cada 100 pessoas que começam uma dieta conseguem mantê-la por um ano e ter um peso menor que o inicial. E que 64% das pessoas que iniciam a atividade física abandonam nos três primeiros meses.
É porque é preciso “mudar a cabeça”, “reeducar-se”. Por exemplo : alguém sedentário quase a vida toda resolve “se jogar” em atividades físicas. É preciso mudar o mindset e virar a chave sem se enxergar como um atleta amador, mas como uma pessoa forte e fisicamente capaz. É esse o pulo do gato !
E isso serve para tudo na vida: desde buscar ser uma pessoa mais organizada em casa e no trabalho até conviver melhor com a família, amigos, vizinhos e estranhos em geral. Ter um propósito de vida nos leva a cultivar valores, a ter uma vida mais focada, plena, saudável e feliz, dizem os psicólogos. É esse o caminho para encontrar a paixão e a realizar, aí sim, os SONHOS !
Vamos lá: Desafie a si mesmo a experimentar um momento de liberdade e fazer escolhas mais decisivas e audaciosas. Mesmo que não encontre as respostas de imediato, terá a base que precisa para defini-las mais à frente.
Tenha em mente que você é um ser humano de existência única que tem muito a crescer e contribuir consigo mesmo e com os outros.
Não existe idade para se ter propósito de vida !
E a hora é AGORA !!!
Fontes:
O Globo – Marcio Atala
Psicologo e Terapia
Catraca Livre
Psicanálise Clinica
https://www.psicanaliseclinica.com/proposito-de-vida/
(Fotos: divulgação)