Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
Ela vem aí dia 22 de setembro, quinta-feira!
É a nossa PRIMAVERA, ansiosamente esperada, depois do inverno que tem características diferentes de norte a sul do Brasil.
Muita gente não sabe, mas a estação das flores começa em dias diferentes em cada ano, às vezes no dia 22 de setembro e outras, no dia 23. Isso porque tem que ser no horário exato em que o sol cruza a linha do equador celeste. Não é nenhum mistério, é astronomia.
Considerada por muitos a estação mais bonita do ano, a primavera é sinônimo de alegria, com sol, dias mais longos e iluminação prolongada que estimula o desabrochar das flores e a frutificação as árvores. Há mudança também no comportamento de animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas. É tempo de esperança e renovação!
Que tal então renovar as plantas de casa neste início de primavera?
Aposto que você não sabia que as plantas melhoram o humor! É a palavra da ciência!!! Confira!!
Estudos mostram que elas influenciam a nossa saúde física e psicológica. A vegetação age de forma restauradora. Mengmeng Gu, professor associado de ciências hortícolas da Universidade do Texas, garante: “As diferentes propriedades das plantas, como a aparência, o cheiro e a sensação ao toque, nos afetam de muitas maneiras, são gostosas ao toque, deixam o espaço mais perfumado e são também um colírio para nossos olhos.”
Nos ambientes fechados, dentro de casa por conta pandemia, as plantas foram importantes para melhorar o humor. Os especialistas dizem que menos de 20 minutos são suficientes para nos dar uma sensação de paz. Pessoas e plantas estão naturalmente conectadas.
Os seres humanos têm uma conexão inerente com vegetação e outros seres vivos, de acordo com o que é conhecido como a hipótese da biofilia, uma ideia popularizada em 1984 pelo naturalista e escritor E.O. Wilson. Desde então, mais de três décadas de pesquisas em todo o mundo confirmaram a hipótese e mostraram que os ambientes naturais têm um efeito considerável no aumento das emoções positivas e na diminuição das negativas.
Como acertar na compra de plantas?
Juliano Borin, curador do Jardim Botânico do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG) dá dicas preciosas, vamos lá!
- Aspecto geral
Veja se a planta tem uma aparência saudável. Repare, por exemplo, se ela está firme, bem enfolhada e se as folhas estão verdes e brilhantes.
- Folhas
Chegue bem perto para ver se elas têm alguma mancha ou corte. Se tiverem, não compre!
- Raiz
Levante o vaso e veja se há muitas raízes que saem pelos furinhos. Se for o caso, esqueça.
- Caule
Veja se ele tem manchas ou cortes, se está quebrado ou descascado. É o caule que conduz a seiva da planta. Então, ele precisa estar íntegro, para que o líquido possa fluir ali dentro.
- Substrato
Se a terra estiver muito dura, significa que ela já está envelhecida e terá dificuldade para absorver a água.
- Aconselhamento
Para aquisição de plantas, escolha uma loja que tenha paisagistas ou jardineiros, gente que entende do assunto. Eles, com certeza, darão excelente aconselhamento na hora da compra.
Sugestões de plantas
A samambaia tem coloração verde-clara, folhas longas e pendentes, que formam “moitas” volumosas.
A Bromélia é linda tem tons vermelhos que contrastam com o verde escuro das folhas.
A Palmeira-leque tem folhas grandes, plissadas e com margem dentada, em um lindo tom de verde brilhante.
SEJA MUITO BEM-VINDA, PRIMAVERA !!!
Fontes:
Estadão Saúde